Charles não poupa filho e irmão de constrangimento em funeral
Diferente da mãe, a rainha Elizabeth, o rei Charles não poupou os príncipes Harry e Andrew.
Graças à rainha Elizabeth, Harry e Andrew foram poupados do constrangimento publico durante o funeral do Príncipe Philip! Afastados por diferentes motivos da realeza britânica, os príncipes seriam os únicos do cortejo fúnebre que não estariam vestindo seus tradicionais uniformes militares. Por isso, a monarca solicitou que nenhum membro principal da família usasse suas vestes das forças armadas durante o velório do seu marido. Dessa forma, os príncipes não se sentiriam desconfortáveis por serem os únicos a destoarem com outra roupa nas cerimônias e envergonhados por terem perdidos suas honrarias militares.
Porém, a “compaixão” com essa questão não foi pertinente ao Rei Charles III, que seguiu o protocolo oficial e não interviu da mesma forma que sua mãe. Charles não abriu brechas e enquanto o filho, Harry e o irmão, Andrew, vestem terno preto, ele e os outros irmãos - Anne e Edward - vão usar suas vestes militares nas cerimônias do funeral da rainha Elizabeth.
Em março de 2020, o príncipe Harry renunciou ao seu cargo na família real e perdeu privilégios, títulos e honrarias. Andrew teve seus títulos e patrocínios retirados pela rainha e está afastado definitivamente dos trabalhos reais após ser acusado de abuso sexual e envolvimento com o pedófilo Jeffrey Epstein. Por não integrarem mais a seio principal da monarquia britânica, ambos são proibidos de vestir seus antigos uniformes militares.