Conheça todos os detalhes do bunker secreto da Casa Branca
Em 25 de maio de 2020, George Floyd, um homem negro de 46 anos, morreu em Minneapolis depois que um policial branco, Derek Chauvin, se ajoelhou em seu pescoço por quase nove minutos. Nos dias que se seguiram, protestos eclodiram em todo o mundo, em particular nos EUA. Durante as diversas manifestações fora da Casa Branca, foi relatado que o presidente Donald Trump foi levado para um bunker. A segurança do presidente dos EUA, político mais ameaçado de todo mundo, sempre foi um mistério e desperta curiosidade. Mas o que sabemos sobre esta misteriosa sala mega segura?
O principal 'bunker' é conhecido como Centro de Operações de Emergência Presidencial, para onde Trump foi levado durante os protestos. Por razões óbvias, sua localização exata não é divulgada, no entanto, acredita-se que seja embaixo ou adjacente à Ala Leste da Casa Branca. Existem várias grandes salas de reuniões para conferências para palestras urgentes, bem como outras instalações.
Laura Bush, esposa do ex presidente americano George Bush, escreveu sobre ter sido levada para lá após os ataques terroristas de 11 de setembro, descrevendo a jornada subterrânea em suas memórias: "Eu estava agora em um dos corredores subterrâneos inacabados, indo para o PEOC, o Centro de Operações de Emergência Presidencial, construído para o presidente Franklin Roosevelt durante a Segunda Guerra Mundial. Caminhamos ao longo do antigo piso de ladrilhos com canos pendurados no teto e todos os tipos de equipamentos mecânicos. O PEOC foi projetado para ser um centro de comando durante emergências, com televisores, telefones e recursos de comunicação."
Construído na década de 1940 e depois amplamente expandido no final dos anos 1940 e no início dos anos 1950,o local raramente foi usado até o 11 de setembro. Ele foi reformado depois que Dick Cheney, 46º vice-presidente dos Estados Unidos de 2001 a 2009, reclamou que a tecnologia de comunicação era terrível.
O autor de The Trump White House: Changing the Rules of the Game , Robert Kessler, deu ao Washington Post mais detalhes do bunker: “O local fica cinco andares abaixo do primeiro nível da Casa Branca, possui seu próprio suprimento de ar e alimento. Está isolado da área acima do solo para que se houvesse, por exemplo, um ataque nuclear, a radiação não penetrasse neste bunker, que tem paredes de concreto muito grossas”