Hommes

Empreendedor digital dá dicas para se destravar na internet

A pandemia afetou a maneira pela qual os consumidores realizam comércio eletrônico e usam soluções digitais
pc computer electronics computer keyboard hardware keyboard computer hardware person human laptop

A pandemia do Covid-19 acelerou a mudança de consumo e empreendedorismo para um mundo mais digital. De acordo com a pesquisa intitulada “COVID-19 e E-commerce”, que examinou como a pandemia afetou a maneira pela qual os consumidores realizam comércio eletrônico e usam soluções digitais, mais de 55% dos brasileiros indicaram que passaram a comprar mais online desde o início da pandemia. A pesquisa foi realizada com cerca de 3,7 mil consumidores em nove economias emergentes e desenvolvidas (Brasil, China, Alemanha, Itália, República da Coréia, Rússia, África do Sul, Suíça e Turquia).  

avi-richards-Z3ownETsdNQ-unsplash.jpg
Foto: Unsplash

A mudança não pegou de surpresa o empreendedor digital Guto Galamba. Há sete anos ele migrou seu negócio para o mundo virtual e, em 2020, viu um aumento de quase 20% em seu faturamento. Neste ano, Guto também teve um aumento de 50% em seu portfólio  de produtos e serviços em relação a 2020.  Constam no seu portfólio os cursos como:  Academia da Performance,  Autonomia Digital,  Autoestima na Pressão , Pitch de vendas por direct e  Mentoria individual, além das consultorias de treinos e de escalabilidade nas redes sociais. 

“A pandemia deixou mais perceptível a necessidade de um empreendedor estar online para manter seu negócio ativo. Há 5 anos estar na internet era uma possibilidade, hoje é uma obrigação”, explica Guto.

john-schnobrich-2FPjlAyMQTA-unsplash.jpg
Foto: Unsplash
jonathan-francisca-Q-y8EsExqYA-unsplash.jpg
Foto: Unsplash

Segundo o especialista, hoje para uma empresa ou um empreendedor ter bons resultados é necessário ter uma presença ativa nas redes sociais, que reforce o DNA da marca e que seja verdadeira. Mais conscientes a respeito de questões sociais e ambientais, o consumidor está cada vez mais exigente e engajado, e deseja mais do que um bom produto, ele quer saber  sobre a filosofia e história de quem está por trás do serviço ou da marca.  Porém, ainda existe um bloqueio em muitos donos de empresas e profissionais autônomos de se mostrarem nas redes sociais. Foi percebendo essa necessidade do mercado que Guto, ao lado de Marcos Strider, criou um projeto nada convencional chamado F*da-se, Vou Fazer uma Live Agora, em que o objetivo é destravar mental e emocionalmente pessoas que se sentem reféns do julgamento para que consigam aparecer na internet com mais facilidade. 

Para quem deseja se destravar na internet e usar as redes sociais como plataforma de negócios, Guto dá quatro  dicas essenciais:

priscilla-du-preez-nNMBa7Y1Ymk-unsplash.jpg
Foto: Unsplash

1 - Tudo que a gente der atenção vai crescer, então pare de dar atenção a opinião dos outros, elas apenas ficarão com ainda mais força.

2 - Inclua na sua rotina mini hábitos que aumentem sua pressão interna, sua autoestima. Isso é treinável e você pode se tornar uma panela de pressão ambulante.

timothy-hales-bennett-OwvRB-M3GwE-unsplash.jpg
Foto: Unsplash

3 - Tenha em mente que o medo de tentar algo novo é uma escolha sua, porque o medo é a criação da nossa imaginação de algo que ainda não aconteceu e que talvez nem aconteça, então não use tempo e energia pensando na possibilidade do erro. Em vez de pensar: E se der errado? Pergunte a si mesmo: E se for incrível? E vá fazer o que tem que ser feito. 

4 -  Crie um cronograma de conteúdos que reforce sua marca e tenha personalidade. Comece com vídeos nos stories e vá ganhando confiança para gravar um IGTV, compartilhando sua expertise, até chegar nas lives. Lembre-se que o instagram é uma plataforma de relacionamento, e esse relacionamento se converte em vendas.

maxim-ilyahov-0aRycsfH57A-unsplash.jpg
Foto: Unsplash

Tags

Posts recomendados