Fim do mundo? ONU faz alerta assombroso para os próximos 2 anos
O Chefe de Clima da ONU alertou o mundo para os próximos dois anos.
O Chefe de Clima da ONU alertou que o mundo tem apenas dois anos para agir e evitar consequências climáticas ainda mais graves e drasticas. Simon Stiell, Secretário Executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, enfatizou que os próximos 24 meses são cruciais para preservar o nosso planeta.
Os cientistas destacam que reduzir pela metade as emissões de gases de efeito estufa até 2030 é essencial para evitar um aumento da temperatura global superior a 1,5°C, o que resultaria em condições meteorológicas extremas. No entanto, as emissões de CO2 relacionadas à energia atingiram níveis recordes no ano passado, e os compromissos atuais para combater as mudanças climáticas não são suficientes para reduzir as emissões globais até 2030.
Stiell enfatizou a necessidade de implementar uma nova geração de planos climáticos mais robustos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e estabelecer uma nova meta para o financiamento climático, destinado a apoiar os países em desenvolvimento na transição para energias limpas.
Além disso, Stiell instou à mobilização de mais recursos financeiros para o clima, por meio do alívio da dívida, financiamento mais acessível para os países mais pobres e a criação de novas fontes de financiamento internacional, como um imposto sobre as emissões do transporte marítimo. Ele também defendeu reformas no Banco Mundial e no Fundo Monetário Internacional para promover investimentos em sustentabilidade