Homem é condenado à morte por levar Round 6 para a Coreia do Norte
Após levar a série Round 6 para a Coreia do Norte, homem é condenado à morte e outros 7 estudantes são presos no país mais fechado do mundo
A Coreia do Norte condenou à morte um homem que contrabandeou e vendeu cópias da série Round 6, da Netflix, depois que as autoridades pegaram sete estudantes do ensino médio assistindo a série de sucesso sul-coreana.
O contrabandista teria trazido uma cópia da China - país o qual a série não está disponível, mas continua popular graças aos sites de pirataria - para a Coreia do Norte e vendido alguns pen-drives. Um dos alunos que compraram, foi condenado à prisão perpétua, enquanto outros que assistiram ao programa foram condenados a cinco anos de trabalhos forçados. Professores e administradores da escola foram demitidos e podem ser banidos para trabalhar em minas remotas.
“Isso tudo começou na semana passada, quando um estudante do ensino médio comprou secretamente uma unidade flash USB contendo o drama sul-coreano Squid Game e assistiu com um de seus melhores amigos na classe”, disse uma fonte da polícia na província de North Hamgyong à Radio Free Asia.
“O amigo contou a vários outros alunos, que se interessaram, e eles compartilharam o pen drive com eles. Eles foram capturados pelos censores em 109 Sangmu, que receberam uma denúncia”, disse a fonte, referindo-se à força do governo especializada na captura de telespectadores ilegais, conhecida oficialmente como Surveillance Bureau Group 109.
A prisão dos sete estudantes marca a primeira vez que o governo aplica a recém-aprovada lei sobre a “Eliminação do Pensamento e Cultura Reacionários”, em um caso envolvendo menores. A lei, promulgada no ano passado, traz pena máxima de morte para quem assistir, manter ou distribuir mídia de países capitalistas, especialmente da Coreia do Sul e dos EUA. Outras fontes também disseram à RFA que a sentença do contrabandista seria executada por um pelotão de fuzilamento.
Round 6 está disponível globalmente na Netflix e, ainda que não tenha sido anunciada a segunda temporada, o contrato já foi assinado e a continuação confirmada.