João Paulo Durão estréia como stylist no SPFW
Multitalento, João Paulo Durão atua como stylist para a marca SOUL BASICO
Editor de Moda e Diretor Criativo, João Paulo Durão começou sua carreira como estilista, mas, após um mestrado em Comunicação de Moda em Milão, se especializou na área de criação de imagem. Há mais de uma década no mercado de moda, ele trabalha em diversos fronts da área, tendo, inclusive, atuado em campanhas para marcas como Arezzo, Viviane Furrier, Converse e Quem Disse Berenice. Também já esteve do outro lado de um photoshoot quando, por um ano e meio, trabalhou como Editor de Moda aqui na L’Officiel Brasil, e concluiu, com sucesso, mais de 20 capas e editoriais. Hoje, estreia como stylist na edição 53 do SPFW, com a marca SOUL BASICO. ''É meio surreal virar o lado, né? Eu já passei por vários SPFW como expectador, mas estar do lado de cá da criação, que é o que eu gosto de fazer, é incrível'', conta. ''Eu já fiz desfiles em outras plataformas, mas o SPFW é o SPFW!''.
Brincando com dualidade - o que leva em si há um bom tempo - grande parte dos looks contarão com, pelo menos, uma dupla da mesma peça, alguns em sua inteiridade. ''Para mim, que fui recebido de braços e idéias abertas, foi bem gostoso fazer esse trabalho junto à SBSCO. Eu acho que a moda está retomando o lugar de fantasia, o mercado percebeu a necessidade de criar moda que é desejo, não mais repetitividade um modelo que deu certo, mas pensar no como o cliente quer se vestir e se sentir. Acho que estamos voltando com força total e novos talentos criativos vindo por aí para dar uma refrescada no cenário nacional'', finaliza João Paulo.
A SOUL BASICO tem Zeh Henrique Domingues como Diretor Criativo e solidifica propósitos de pensamento coletivo, além de causas, abraça marcas e pessoas. Para esta coleção, a marca segue apostando no upcycling com resíduos têxteis da indústria, parceria com a Capricórnio Têxtil, e no re-cycling de peças vintage com a alfaiataria contemporânea que carregam seu próprio DNA, como shapes agênero, oversized e tecidos ecológicos e com baixo impacto ambiental. E não acaba por aí: a SOUL BASICO aparece em parceria com a Chakana Ainy, se conectando com as comunidades e devolvendo à elas, em valor financeiro, a capacidade de se revalorizar com sua arte em produtos artesanais com técnicas milenares, valorizando, também, a cultura e sabedoria indígena através de detalhes que representam fragmentos de toda a ancestralidade.
Para essa temporada, produtos feitos à mão com a inspiração da energia do deserto La Guajira, entrelaçando em cada peça a força das lendas, mitos, histórias e costumes. Um trabalho mundialmente reconhecido através de um comércio justo e consciente, onde parte do lucro da venda é revertida para essas comunidades e para o Instituto AUÁ.
A coleção conta, também, com uma collab com a arte de Juliana Franco, marca slow fashion por Juliana Franco e Rafael Abdala, inspirada no construtivismo japonês avant-garde com processos manuais e contracultura desde 2017 como um laboratório de criação de arte moda. Também abraça dois artistas visuais, Santo e Djan Ivson. Que assinam duas estampas potentes na coleção.
A SOUL BASICO marcará as passarelas da SPFW neste sábado (4), com muita transparência, consciência, respeito às pessoas e ao meio ambiente.