Moda para as modas
A consciência política torna-se essencial para os consumidores de um dos setores mais impactantes do meio ambiente: a moda!
O que a moda significa para você? Como é possível integrar a forma de vestir com a própria personalidade? Dá para valorizar a essência das marcas que se usa? Há preferência por peças legítimas e de qualidade ou apenas pelas marcas renomadas? Você prioriza grifes que oferecem conforto, afetividade e propósito? Muito longe de querer transformar tudo em pauta profunda, estes questionamentos são relevantes no contexto atual, onde a consciência política torna-se essencial para os consumidores de um dos setores mais impactantes do meio ambiente. Afinal, a vestimenta sempre teve um papel crucial na história da humanidade, sendo uma forma de expressão, atenção e aceitação.
Studio Orla
Com abordagem de moda agênera e técnicas não estereotipadas do artesanato nordestino, o Studio Orla produz, desde 2017, peças com detalhes cuidadosamente pensados e repletos de autenticidade. Das regatas à Dorival Caymmi às calças estilo cargo, fabricadas de linho, passando pelas calças envelope até chegar à pochete de cestaria, a tag cearense aposta em caimentos confortáveis, formas orgânicas, paleta de cor neutra e matérias-primas sustentáveis. A cada coleção, Thiago Maciel elege elementos, texturas e estampas – de olho nas tendências e na cena neocontemporânea, mas sem abandonar as referências regionais –, capazes de dialogar com enredos coerentes e atrelados aos contextos sociais que orbitam o segmento fashion. @S
Volat
Nascida no Capão Redondo – periferia de São Paulo, alçada ao estrelato pelas rimas do Racionais MC’s –, há três anos, a VOLAT Brand traz a identidade das ruas, a originalidade e a representatividade para o seu portfólio. O streetwear mais acessível embala a grife, que trabalha com modelagens grandalhonas, sobreposições modernas, silhuetas assimétricas e muita ancestralidade. Suas coleções são pautadas, sobretudo, por questões sociais e na roupa como fonte de expressão, mas sempre focada na transformação do mercado e no conceito da moda plural. “Nossa missão é elevar o protagonismo preto e mostrar que é possível agregar sustentabilidade e conceito slow fashion aos dias atuais”, diz Letícia Cortes, co-criadora e diretora criativa da marca.
Gonzalo
Inspirada nas terras mágicas do sertão do Ceará, a Gonzalo foi concebida para dar voz às histórias manuais e ao artesanato de maneira respeitosa e digna. “Contamos narrativas através do nosso trabalho, construído por nove corações, nove almas e 18 mãos”, destaca o designer Rodrigo Bessa. Com séries atemporais, a label é dona de hits, como a bolsa Lua Crescente, feita de palha Licuri, em formato circular e acabamento em sintético de PVC, com duas argolas trançadas, e a Gonzaga, que exibe crochê entrelaçado à palha de carnaúba com composé de cores, interior forrado de gorgorão impermeável e fechamento com tampa que corre pela alça. Priorizando a qualidade de vida e a renda mensal de suas colaboradoras, a grife se posiciona contra a exploração dos artesãos e exalta as criações que celebram a conexão encantadora entre moda, estilo e beleza.