Hommes

Mr. Illustrated: Felipe Oliveira une moda e arte em redes sociais

À frente do @mrillustrated, perfil do Instagram e TikTok, o artista gráfico retrata diferentes estilos masculinos com conteúdo digital e interativo nas redes sociais.

Felipe Oliveira
Felipe Oliveira

A moda tem quebrado padrões no universo digital inevitavelmente. Em se tratando de moda masculina, Felipe Oliveira produz um conteúdo bastante peculiar. À frente do @mrillustrated, perfil do Instagram e TikTok com mais 2000 seguidores, o artista gráfico retrata diferentes estilos masculinos com conteúdo digital e interativo nas redes sociais. Em conversa à L’Officiel Hommes, o designer paulista conta sobre o início da carreira, sua relação com a moda masculina e os projetos para o universo on-line.

Felipe Oliveira
 
 
 

TRAÇO DIGITAL 

Como a maioria dos artistas, o interesse pela arte ocorre desde cedo com o incentivo da família e isso não foi diferente com Felipe. “Eu sempre amei desenhar. Tenho desenhos guardados que fiz com 4 ou 5 anos de idade. Tenho um tio artista plástico e um avô fotógrafo que sempre me incentivaram muito a seguir meus sonhos na área”, afirma. Depois de cursar técnico em multimídia, teve a oportunidade de estagiar na Rede Globo onde iniciou sua carreira.


Depois de desenhar história em quadrinhos, criar e recriar uniformes, o artista gráfico percebeu que a moda seria o motivo do seu traço. “Na pandemia, comecei a aprofundar meu interesse na história da moda e resolvi juntar esses meus dois lados. Assim, nasceu o Mr. Illustrated”, explica. Sob a influência de Roy Lichtenstein, expoente da Pop Art estadunidense, e David Aja, quadrinista espanhol, Felipe teve a ideia de criar um perfil no Instagram com desenhos feitos a partir de fotografias de celebridades e de influenciadores da moda masculina. “Gosto muito de misturar a ilustração com o real, a foto com o desenho, algo como se estivesse trazendo a minha imaginação para o mundo real”, afirma. Sobre suas inspirações, o designer explica como a moda está em seu cotidiano. “Eu vou juntando as informações que consumo nas revistas, páginas, TikTok, Instagram etc. A partir daí, vou conectando os assuntos e as referências até sair um post”, afirma.

 
 
 

CIRCUITO FASHION 

Sempre antenado, Felipe Oliveira se inspira em desfiles e eventos de moda dos quais participa. Com a caneta na mão e seu IPad, o designer retrata os looks mais desejados com os detalhes das produções de convidados em um verdadeiro moodboard. “Eu encaro minha página como aquele mural onde colamos as coisas que nos inspiram. Então, tudo o que me inspira ou me faz refletir é algo que tenho vontade de desenhar”. Recentemente, ele criou o quadro sazonal What’s on my mind que pincela as inspirações de looks em eventos, filmes e artistas do momento. “Existem algumas coberturas que curto muito fazer, como premiações, o Met Gala [festa do Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque] e as semanas de moda, principalmente a São Paulo Fashion Week que consigo ir pessoalmente e prestigiar a moda nacional”, detalha o artista.


Neste circuito, já circularam diferentes estilos, como Jonas Brothers, nova safra da música pop americana, assim como o influenciador mineiro Kadu Dantas - capa da L’Officiel Hommes Brasil de maio deste ano - que abriu caminhos para a produção de conteúdo de moda masculina no Brasil. “Amigos que eu conheci através da página e me inspiram diariamente também sempre aparecem por lá”, destaca Felipe.  


Em meio a tanta inspiração, as capas da L'Officiel Hommes Brasil ficam entre as preferidas do designer. “Eu fico entre a mais recente do Enzo Celulari de Dior x ERL que juntou a minha coleção favorita dos últimos tempos com um cara que eu admiro muito, e a do Emicida no ano passado que, para mim, é uma obra de arte”, declara. Do tradicional ao ousado, ele já representou diferentes configurações do masculino em seus desenhos. “O estilo clássico, que sempre foi o único parâmetro para classificar um homem estiloso e baseado na alfaiataria tradicional, está abrindo espaço para experimentações. Um termômetro para isso são os tapetes vermelhos em que os homens iam somente de terno e gravata. Hoje, brincam muito mais com as roupas, e isso reflete na moda de rua”, analisa ele. Quanto maior o leque de variedade, maiores serão as possibilidades de estilos e, consequentemente, de criação de conteúdo. “Essa é uma das mudanças que eu mais senti recentemente. Temos criadores de conteúdo incríveis, como Juan Guedes, Noiram Augusto, Paulinho, Vitor Arruda e Arthur Freixo, para citar alguns, com estilos completamente diferentes, e inspiram uma gama gigante de pessoas a experimentar com suas roupas. Eu também me incluo”, disse.


Em se tratando de estilo, Felipe é aficionado por jaquetas e botas. “Sempre que posso, construo meus looks a partir dessas peças. Confesso que ultimamente tenho gostado de experimentar novos cortes e novas peças. Recentemente, comprei um loafer da Pace que não sai mais do meu pé”, afirma.

 
 

FUTURO 

Em meio ao crescimento no Instagram e pelo engajamento de suas redes sociais, o designer gráfico, também produtor de conteúdo, marca presença - física e digital - no universo da moda masculina e busca ampliar seus horizontes. “Daqui para frente, quero evoluir com a produção de conteúdo, trazer novos formatos e tornar o Mr. Illustrated, minha principal fonte de trabalho”, conclui o artista entusiasmado.

 
 
 

Tags

Posts recomendados