Mudanças climáticas: onda letal de calor se aproxima
Com 1,4 bilhão de habitantes, Índia pode sofrer drasticamente com mudanças climáticas.
Mudanças climáticas estão alterando uma série de questões mundiaisz recentemente, pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, constataram uma onda de calor mortal, que vem sendo cada vez mais potencializada pelas drásticas mudanças climáticas. As alterações ameaçam significativamente o desenvolvimento da Índia e podem fazer o país regredir o progresso feito nos últimos tempos em termos de pobreza, saúde e economia.
O estudo, publicado na revista PLOS, mostrou que as ondas de calor já afetam a Índia de forma crítica e os impactos, segundo os estudos, devem se agravar e se tornarem mais frequentes e letais
“A India está atualmente enfrentando uma colisão de múltiplos riscos climáticos cumulativos. As projeções de longo prazo indicam que as ondas de calor no país podem ultrapassar, até 2050, o limite de sobrevivência de um ser humano saudável descansando na sombra", afirmam os cientistas.
O índice de calor mede a sensação térmica e considera a temperatura e a umidade do ar para avaliar o impacto do calor na população. Em 2022, a Índia chegou a registar 49°C.