Musculação: quanto tempo de descanso entre exercícios é o ideal?
Quer saber como maximizar seus resultados na musculação? Pesquisadores descobriram a resposta para o grande mistério
Você faz musculação, mas ainda não sabe como fazer os seus músculos darem o ar da graça? Pesquisadores descobriram que, um dos grandes segredos para o crescimento dos músculos é, na verdade, o tempo de descanso entre os exercícios!
Segundo a descoberta publicada no Journal of Sports Sciences, com o artigo “Otimizando o desempenho mecânico no supino”, períodos de descanso mais longos entre as repetições, são, na verdade, ideais.
Ao longo do estudo, os pesquisadores descobriram que, para o desempenho máximo, períodos de descanso de até cinco minutos entre séries de exercícios de supino proporcionaram melhores resultados do que períodos de descanso de um a três minutos.
Ao apresentar as descobertas, a equipe de pesquisa recrutou 23 participantes “fisicamente ativos”, compostos por 15 homens e oito mulheres. Os participantes foram então divididos em três grupos que foram instruídos a descansar por um, três ou cinco minutos entre as séries no supino da máquina Smith.
Os participantes realizaram seis treinos de quatro séries cada, com aproximadamente 75% do máximo de uma repetição. Durante os três primeiros treinos, os participantes foram instruídos a parar de fazer supino com cerca de seis repetições de reserva. Nos três treinos finais, eles pararam em quatro repetições de reserva. Para avaliar a proximidade da falha, os pesquisadores tomaram nota da velocidade da barra dos participantes.
O que eles descobriram foi que períodos de descanso mais longos proporcionaram melhor desempenho geral no treinamento de força do que períodos de descanso mais curtos. No entanto, ao levantar pesos mais leves, os investigadores descobriram que um descanso de três minutos ainda era adequado.
“Os resultados sugerem que, para manter o desempenho mecânico do supino, são necessários períodos de descanso de cinco minutos entre séries quando as séries terminam perto da falha, enquanto três minutos podem ser suficientes quando as séries terminam mais longe da falha”, escrevem os autores do estudo.
Segundo Barbend.com , o motivo pelo qual períodos de descanso mais longos são benéficos quando se trata de pesos maiores pode ser devido ao fato de o corpo humano contar com diferentes recursos energéticos para sessões de atividades com durações variadas. E faz sentido que os músculos e o sistema nervoso central necessitem de mais tempo para se recuperarem do levantamento de pesos mais pesados, em oposição às séries focadas na resistência com pesos mais leves.