Nasa revela protocolo no caso de encontrar vida extraterrestre
Confira o que determina o protocolo criado em 1989 pela agência espacial americana.
Em 1989, quando o programa de detecção de extraterrestre ainda existia, a Nasa criou um protocolo para o caso de contato com vida extraterrestre. O documento passsou por uma atualização em 2010, feita pelo comitê de busca por inteligência alienígena (SETI, na sigla em inglês) da International Academy os Astronautics (IAA) – reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O protocolo determina que, no caso de confirmação de vida extraterrestre, a descoberta seja amplamente noticiada ao público. Já os pormenores seriam relatados ao secretário-geral da ONU. A comunidade científica também acompanharia todo o processo, por meio de publicações e conferências.
Caso a iniciativa de contato parta dos Ets, o protocolo estabelece que os terráqueos não deverão responder tão cedo. Anteriormente seria necessário um extenso debate internacional para avaliação dos riscos, do qual a ONU participaria.
O SETI discute, desde 2018, em encontros ao redor do globo, qual a melhor maneira de informar essa descoberta ao público, em virtude dos vastos impactos que ela geraria. A preocupação também diz respeito às fake news que poderão facilmente se espalhar pelas redes sociais.