Natação: por que esse esporte é completo?
Confira os principais benefícios do esporte nas águas.
A natação e as diversas práticas de atividade física estão diretamente ligadas ao bem-estar e a uma vida muito mais saudável. Afinal, não é nenhuma novidade que os exercícios previnem nosso organismo de uma série de doenças, como as cardíacas e até mesmo o câncer. Por isso, é importante que todas as pessoas coloquem em sua rotina algum tipo de exercício. Dança, malhação, bike…seja qual for a escolha, é importante sair do sedentarismo.
A natação, além de exercitar os músculos, também é uma ótima aliada para o sistema nervoso, causando um impacto muito positivo na saúde do crebro e sendo o exercício mais completos para melhorar nossa saúde física e mental.
Confira outros benefícios do esporte nas águas:
- Como a natação precisa do esforço do coração e dos pulmões para fornecer oxigênio aos músculos, acontece uma significativa liberação de endorfinas.
- Ajuda no desenvolvimentismo do cérebro, especialmente o infantil.
- Por estar na água, o meio líquido produz um relaxamento maior, e o movimento rítmico da natação nos faz entrar em um estado meditativo. Sendo ótima para relaxar e se desconectar.
- Promove e reduz o nível de cortisol, hormônio do estresse, o que diminuiu a tensão emocional.
- Aumenta a produção de serotonina, um dos hormônios da felicidade que nos ajudam a combater a ansiedade, a depressão e o estresse.
- Em um estudo recente com camundongos obesos, a natação se mostrou capaz de suprimir o declínio cognitivo das fibras nervosas do corpo.