Nem uva, nem maçã: pera é a fruta queridinha do momento
O fruto é um potente auxiliar na promoção da saúde e no combate ao envelhecimento
Facilitar a perda de peso, fortalecer a imunidade, combater o envelhecimento, auxiliar a hidratação: esses são alguns dos benefícios da ingestão da pera, a nova favorita dos nutricionistas.
De acordo com Cinthya Maggi, colaboradora da USA Pears, chef e nutricionista, por ser rica em fibras, como a pectina, a pera contribui também para o controle do colesterol, a boa digestão e maior estabilidade da glicemia, pelo fato de que, somado às fibras, o açúcar da fruta entra mais lentamente na corrente sanguínea. Por ser fonte de vitamina C, mais concentrada na casca, reduz rugas e previne o envelhecimento. Também é fonte de potássio, contribuindo para a atividade muscular (inclusive cardíaca), de cálcio e magnésio, permitindo a formação de cristais nos ossos e prevenindo a osteoporose.
Para os interessados em usufruir de todas essas benesses, a fruta pode ser inclusa em qualquer refeição e em variados modos de preparo. Seja crua, assada ou cozida, a pera é ingrediente para saladas, sucos, acompanhamentos e sobremesas. Uma boa dica para preservar as propriedades e evitar o escurecimento do fruto, é bater uma pera e uma xícara de suco de caju. O consumo diário recomendado é de uma pera.