Casa de leilão espera arrecadar 43 milhões por esqueleto de T-rex
Mais de 50 esqueletos de T-Rex foram resgatados do solo desde 1902, no entanto, a grande maioria está nas coleções permanentes de museus
A partir de 6 de outubro, os interessados terão a oportunidade de adquirir um dos esqueletos de T-Rex mais completos do mundo. Stan, como foi batizado em homenagem ao paleontólogo que o descobriu, possui 67 milhões de anos e passou os últimos 20 sendo extensivamente estudado por cientistas de todo o mundo em Dakaa do Sul, nos EUA.
“Estamos honrados por trazer Stan a leilão e por ter sido confiada a administração dinossauro tão icônico e importante. Nunca esquecerei o momento em que fiquei cara a cara com ele pela primeira vez, depois de sua remontagem ele parecia ainda maior e mais feroz do que eu imaginava’’, afirmou James Hyslop, chefe da casa de leilão nos Estados Unidos.
Medindo 13 metros de altura e 12 metros de comprimento com a cauda em extensão total, o esqueleto contém 188 ossos com um dos crânios mais completos documentados pela ciência. Estima-se que Stan pesava algo entre sete e oito toneladas quando vivo.
Os primeiros ossos foram descobertos por Stan Sacrison em 1987, mas inicialmente foram erroneamente identificados como pertencentes a um Triceratops; os cientistas descobriram que eram restos de T. rex em 1992. O resto do esqueleto levou 30.000 horas de trabalho meticuloso para escavar com segurança, revelando uma criatura incrivelmente intacta.
Mais de 50 esqueletos de T-Rex foram resgatados do solo desde 1902, no entanto, a grande maioria está nas coleções permanentes de museus de história natural. É isso que torna esse tipo de leilão tão raro e especial. A casa de leilão espera arrecadar com o esqueleto cerca de 43 milhões de reais.