Pepê Gonçalves em entrevista exclusiva para L’Officiel Hommes
Considerado um dos atletas favoritos de canoagem para as Olimpíadas de Tóquio, Pepê Gonçalves vem de uma incrível trajetória no esporte. Nos Jogos Olímpicos de 2016, ele foi o primeiro canoísta a alcançar a final conquistando o 6º lugar do ranking, desde então sua performance na categoria apenas evoluiu, no ano de 2019 ganhou mais dois ouros inéditos nos jogos Pan Americanos de Lima.
Em 2020 não foi diferente: dominou o primeiro ouro do país na Copa do Mundo de Canoagem, na Eslovênia, competindo pela modalidade K1 Extreme, conquistou o bronze no k1 masculino. Atualmente, focado na vitória do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, Pepê está treinando na cidade de Praga, capital da República Tcheca, e conta com o apoio de Vávra Hradilek, um renomado atleta da Canoagem Slalom.
Em conversa exclusiva à L’officiel Hommes, Pepê Gonçalves fala sobre os desafios de treinar em Praga, sobre sua vida pessoal e seus hobbies. Além, é claro da sua relação com a moda.
1 - Como foi sua trajetória no esporte e os desafios da longa caminhada até alcançar o resultado histórico para o Brasil na última olimpíada do Rio 2016?
“Vim de uma origem humilde e despertei meu interesse pela canoagem aos 12 anos de idade por meio de um projeto social que trouxe a seleção brasileira de canoagem até a minha cidade, na época dos Jogos de Atenas em 2004, a partir disso comecei a sonhar em ser um canoísta, mas tive dificuldade nos ínicio devido a minha estatura, precisei treinar por um ano apenas a modalidade de Vela e quando finalmente pude mostrar minhas habilidade aos professores, migrei para o caiaque. Sempre pude contar com o apoio da minha mãe e dos meus amigos. Observando todos os desafios que já superei, me dá ainda mais vontade de conquistar esse ouro inédito para o nosso país”,
2 - Sua paixão por esportes vai além da canoagem. Você também pratica kayak e adora a adrenalina causada pelos esportes radicais. Além dos esportes, recentemente você ingressou como Sargento da Marinha do Brasil. Como foi esse processo?
“Sempre foi um sonho servir às Forças Armadas, mas o esporte me levou para outro sonho. Por ironia do destino e por meio do Programa Olímpico das Forças Armadas, hoje sirvo como 3º sargento da Marinha. É uma honra poder representar meu país, tanto no esporte como atleta olímpico, como militar da Marinha do Brasil”
3 - O instagram @voacanoa mostra toda sua intimidade com as câmeras. Como surgiu a ideia de compartilhar vídeos e fotografias com o público?
“Gosto de registar os locais por onde passo e por isso a ideia de compartilhar meus vídeos e fotografias, faço a edição de todos, realmente é um hobbie e gosto de passar meu tempo fazendo isso. Também gosto de me comunicar, com o passar dos anos e o contato com as câmeras e as entrevistas, me fez despertar o gosto em me comunicar, me sinto confortável com isso.''
4 - Qual a sua relação com a moda?
"Gosto de brincar com meu estilo, de experimentar a moda e me expressar por meio dela. Acompanho as tendências, sigo revistas de moda, mas curto adaptar a moda ao meu lifestyle. Por enquanto, tem dado certo, haha."
No momento, qual seu maior direcionamento como atleta? E como está se preparando para a próxima Olimpíada?
“Estou muito focado para as Olimpíadas de Tóquio, quero dar o meu melhor e conquistar a medalha inédita para o Brasil. Estou treinando Praga com o Vávra Hradilek e está sendo muito especial. Ele é um atleta que admiro muito e estamos dando duro para conseguir o melhor resultado durante os jogos, minhas expectativas são as melhores."
A nova data prevista para a disputa das Olimpíadas , está entre os dias 23 de julho e 8 de agosto de 2021, serão 33 modalidades e participação de mais de 11 mil atletas que representarão mais de 204 países, dentre eles, podemos contar com o Pepê Gonçalves, que está preparado com muito foco e determinação para conquistar o primeiro ouro do Brasil e sair como o campeão da canoagem slalom.