Príncipe William manda mensagem em Galês pelas redes sociais
Herdeiro do trono inglês saudou a cultura do País de Gales para celebrar data histórica
Neste sábado (01.03), Príncipe William, 42, celebrou o dia de São David – o St. David’s Day como é conhecido -, por meio de uma mensagem em galês em seu perfil oficial no Instagram.
No vídeo, compartilhado pelo Palácio de Kensington, o filho mais velho do Rei Charles III disse as seguintes palavras: "Helo. Heddiw, ar Ddydd Gŵyl Dewi, rydym yn dod at ein gilydd i ddathlu Cymru – ei hanes, ei diwylliant, a'i phobl anhygoel. O'i golygfeydd anhygoel i'w hiaith, mae Cymru yn parhau i ysbrydoli. Heddiw, rydym yn dathlu popeth sy'n hudol sou Gymru. Eu holl bobl Cymru ac i bawb ledled y byd, Dydd Gŵyl Dewi hapus”.
Em tradução livre, a mensagem fez referência ao País do Gales, incluindo seu passado histórico e os símbolos que permeiam a sua cultura. "Olá. Hoje, no Dia de São Davi, nós nos reunimos para celebrar o País de Gales — sua história, sua cultura e seu povo incrível. De suas paisagens de tirar o fôlego à sua língua, o País de Gales continua a inspirar. Hoje, celebraremos tudo o que é mágico sobre o País de Gales. Para o povo local e todos ao redor do mundo, Feliz Dia de São David", disse Príncipe William no vídeo curto que já conta com milhares de curtidas e comentários. Na legenda, há uma breve mensagem aos seguidores. "Feliz Dia de São David do Príncipe de Gales. Dydd Gŵyl Dewi Hapus gan Dywysog Cymru”, escreveu o perfil oficial no idioma antigo.
Fãs e admiradores da realeza britânica reagiram à postagem com comentários de carinho. “É incrível ouvir o Príncipe de Wales falar galês”, disse uma seguidora. “Parabéns, Príncipe William, pelo respeito às línguas nativas e também pelo lindo trabalho que realiza junto a sua linda esposa Kate Middleton”, comentou outra seguidora sobre os projetos sociais encabeçados pela realeza há anos dentro e fora do Reino Unido.
Segundo o portal Hola Magazine, Príncipe William e Kate Middleton estavam no país no início desta semana enquanto se dirigiam para Pontypridd, cidade da região sul do País de Gales atingida pelas tempestades Bert e Daragh nos últimos tempos. Ainda de acordo com o site, a primeira visita do casal foi ao Mercado Pontypridd, localizado no coração da comunidade desde 1805, onde a dupla competiu enquanto tentava fazer uma fornada de bolos tradicionais galeses – e o futuro rei agradeceu à cozinheira da TV, Mary Berry, por seu sucesso na confeitaria.
Em meio à farinha na manga do suéter, William sorriu e brincou: "Bem, eu não sei [sobre] minhas habilidades impressionantes de confeitaria, Mary Berry me ensinou tudo o que preciso saber”. Durante a viagem, William e Kate exibiram broches de narcisos amarelos – a flor nacional e símbolo do País de Gales usada na data comemorativa.
Segundo o portal Historic UK, o Dia de São David, santo padroeiro do País de Gales, é comemorado em 1º de março desde o século XII. Entre os católicos galeses, a figura religiosa é lembrada como um bispo missionário e fundador de muitos monastérios durante o século VI. Para a Catholic News Agency, Davi era um nome popular para igrejas no País de Gales e seu dia de festa ainda é uma importante observância religiosa e cívica.
Hoje, as celebrações envolvem o canto de canções tradicionais seguidas de uma Te Bach, um chá com bara brith (famoso pão de frutas galês) e teisen bach (bolo galês). As meninas são encorajadas a usar trajes nacionais ou narcisos que são os símbolos do país.
Nos últimos tempos, Kate Middleton anunciou que estava em remissão do câncer. A viagem curta é a mais recente de uma série de aparições desde o início do ano que incluiu uma visita a uma unidade para mães e bebês em uma prisão feminina em Cheshire, na região Sul do País de Gales recentemente.