Saúde do coração: injeção reduz risco de infarto e AVC
A “inclisirana” será usada através de injeções anuais. Entenda!
A saúde do coração se torna cada vez mais importante, já que as doenças relacionadas ao importante órgão do corpo humano se tornam mais frequentes e preocupantes.
Recentemente, um novo medicamento, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), irá prevenir o entupimento das artérias e consequentemente protegerá seus usuários de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC).
A “inclisirana” será usada através de injeções, duas ou três por ano, e tem como principal função evitar as altas taxas de colesterol através do ataque das vias biológicas e agindo nos genes, ou seja, diretamente na fonte.
“Trata-se de um medicamento potente, que chega a reduzir os níveis de LDL, o colesterol ruim, em cerca de 50%, em média", afirma o Raul Dias dos Santos, cardiologista do Instituto do Coração e da Faculdade de Medicina da USP.
Custando cerca de 30 mil reais anualmente e ainda não disponível no SUS, a medicação será usada apenas em pacientes de alto risco, que não conseguem controlar o colesterol com as estratégias convencionais e que tiveram derrame ou infarto.