Tecnologia: confira as maiores tendências para 2023
2023 traz uma série de tendências tecnológicas que moldarão o mundo digital. Confira!
Ano novo, tecnologias novas? 2023 traz uma série de tendências tecnológicas que moldarão o mundo digital. Confira 5 delas às quais as empresas deverão se adaptar!
1. Domínio da Inteligência Artificial (IA)
Com suas interfaces fáceis de arrastar e soltar, em 2023, a IA sem código fará parte da maioria das organizações. A IA sem código, com suas interfaces fáceis de arrastar e soltar, possibilitará que as empresas criem produtos e serviços mais inteligentes. Tal tendência já pode ser observada no mercado varejista.
A exemplo disso, a Stitch Fix faz uso de algoritmos habilitados para IA para recomendar roupas para seus clientes que correspondam a seus tamanhos e gostos. Os consumidores se beneficiam pela facilidade em pagar e receber bens e serviços
A IA também gerencia e automatiza complexos processos de gerenciamento de estoque, contribuindo para que a tendência de comprar on-line e retirar e devolver na loja se tornem um padrão. Caberá aos trabalhadores de varejo se adaptarem ao trabalho em conjunto com as máquinas.
2. Metaverso na realidade
Uma experiência mais imersiva na internet, por meio da qual se pode trabalhar, jogar e socializar em uma plataforma persistente. Nela apostam os especialistas, que preveem que o metaverso adicionará US$ 5 trilhões (R$ 26,54 trilhões) à economia global até 2030, sendo 2023 o ano que estabelecerá a direção do metaverso para a próxima década.
Haverá o avanço da realidade aumentada (AR) e da realidade virtual (VR). Uma área promissora é o ambiente de trabalho no metaverso, com a possibilidade de ambientes de reunião mais imersivos.
A tecnologia de avatar — a presença que projetamos quando interagimos com outros usuários no metaverso — também será aprimorada, de modo a parecer exatamente como no mundo real, uma vez que a captura de movimento permitirá aos nossos avatares assumir nossa linguagem corporal e gestos únicos.
Também é notável um maior desenvolvimento em avatares autônomos habilitados para IA capazes de atuarem como nossos representantes no metaverso, ainda que não estejamos conectados ao mundo digital.
3. Natureza progressivamente passível de edição
A nanotecnologia possibilita a criação de materiais com recursos absolutamente novos, como resistência à água e capacidade de autocura. Assim, permite que sejam feitas edições em materiais, plantas e até mesmo humanos.
Em 2023, a tendência é de que a tecnologia de edição de genes acelere para nos dar a capacidade crescente de modificar a natureza por meio da alteração do DNA.
A edição de genes se assemelha um pouco à de um de texto, na qual se pode retirar algumas palavras e adicionar outras, só que, neste caso, são alterados os genes para corrigir mutações de DNA, resolver o problema de alergias alimentares, aumentar a saúde das plantações ou até mesmo editar características humanas como a cor dos olhos e do cabelo.
4. Progresso quântico
Atualmente, há uma corrida mundial para o desenvolvimento da computação quântica em escala. A computação quântica emprega partículas subatômicas para criar novas formas de processar e armazenar informações. Isso resulta em computadores capazes de operar um trilhão de vezes mais rápido do que os processadores tradicionais mais rápidos disponíveis hoje.
No entanto, há o risco de que a computação quântica inutilize as atuais práticas de criptografia. Consequentemente, qualquer nação que desenvolva computação quântica em escala poderá quebrar a criptografia de outras nações, empresas, sistemas de segurança e muito mais. Essa é uma tendência que desperta a atenção em 2023, uma vez que países como EUA, Reino Unido, China e Rússia têm investido dinheiro no desenvolvimento da tecnologia de computação quântica.
5. Robôs mais similares aos humanos
Em 2023, os robôs serão ainda mais semelhantes aos humanos, tanto na aparência quanto na capacidade. Eles poderão ser usados como recepcionistas de eventos, bartenders, concierges e acompanhantes de idosos, além de poderem realizar tarefas complexas em armazéns e fábricas enquanto trabalham ao lado de humanos na fabricação e logística.
Em setembro de 2022, no Tesla AI Day Elon Musk anunciou dois protótipos de robôs humanóides Optimus e revelou que a empresa estaria pronta para receber pedidos nos próximos 3 a 5 anos. O robô está apto a realizar tarefas simples, como levantar itens e regar plantas.