Joias

Rainha Elizabeth II dá diamante amaldiçoado à nora Camila

Rainha Elizabeth II espera que Camilla Parker-Bowles use a peça na coroação do príncipe Charles

Príncipe Charles, Camila Parker-Bowles e rainha Elizabeth II (Foto: Getty Images)
Príncipe Charles, Camila Parker-Bowles e rainha Elizabeth II (Foto: Getty Images)
jewellery grief sorrow grieving royalty standards jewels funeral funerals flowers england diamonds deaths crown crowns london accessories accessory jewelry
Um close caixão da rainha-mãe com o inestimável diamante Koh-i-noor (Foto: Getty Images)

A rainha Elizabeth II finalmente deu sua aprovação pública para que Camila Parker-Bowles seja rainha consorte quando o príncipe Charles for, enfim, coroado o novo monarca do Reino Unido e líder da Commonwealth. "E quando, no devido tempo, meu filho Charles se tornar Rei, sei que vocês darão a ele e a sua mulher, Camila, o mesmo apoio que têm me dado. E é meu sincero desejo que, quando chegar a hora, Camila seja conhecida como Rainha Consorte ao continuar seu leal serviço", anunciou Elizabeth em comunicado oficial.

 

Com a notícia, ficou decidido que Camila usaria a inestimável coroa com o diamante Koh-i-Noor. Mas boatos dizem que a peça, batizada de "Montanha de Luz" em persa, carrega uma maldição letal. Sua história foi marcada por ter passado nas mãos de poderosos governantes que acabaram pereceram dramaticamente durante seus reinados. O primeiro registro histórico do diamante data de 1628, quando foi colocado à frente do trono de pavão do governante mogol Shah Jahan, que acabou levando um golpe do próprio filho anos mais tarde.

 

A pedra acabou sendo roubada e encontrada diversas vezes até que se tornou oficialmente um presente para a rainha Vitória pelo marajá Duleep Singh. Ela então foi lapidada, dos 186 quilates originais só sobraram 105, e foi transformada em coroa ao lado de outros 2800 diamantes. Como joia, foi usada apenas por quatro mulheres da coroa britânica, incluindo a própria rainha Vitória, e mais três rainhas consortes: Alexandra, Mary e a rainha-mãe Elizabeth. Ela foi vista em público pela última vez em 2002.

Por sorte de Camila, parece que a maldição só acomete homens.

 
 
 
 
 
 

Tags

Posts recomendados