Rainha Elizabeth II: Veja suas coroas mais impressionantes
Quando comemorado o aniversário de 95 anos da rainha Elizabeth II, L'OFFICIEL reuniu suas joias mais incríveis
A família real inglesa é conhecida por ostentar joias que fazem inveja a qualquer pessoa - mas vale dizer que boa parte delas pertence à coroa e não a um indivíduo. A rainha Elizabeth II tinha, em sua coleção pessoal, diversas peças que foram presentes de seus familiares, da rainha Mary ao seu pai, o Rei George VI.
Quando foi comemorado o aniversário de 95 anos da monarca, selecionamos 10 tiaras e coroas que a rainha já usou em seus longos anos de reinado e contamos um pouco sobre a rica história de cada uma. Para mergulhar no universo da alta joalheria, confira aqui abaixo:
O medalhão oriental
Essa tiara foi desenha pelo príncipe Albert, marido da rainha Vitória, que se inspirou nas joias indianas que estavam na Grande Exposição de 1851. A peça era uma das favoritas da mãe de Elizabeth, que só a utilizou para apenas um compromisso público: uma viagem em 2005 para Malta.
Tiara de rubis da Garrard
A rainha recebeu um presente bastante especial do povo de Myanmar: 96 rubis! Ela então pediu para Garrard fazer uma coroa com as pedras preciosas. Vale saber que os rubis são considerados poderosos amuletos contra mau-olhado.
Tiara Kokoshnik da rainha Alexandra
Para o aniversário de casamento da rainha Alexandra em 1888, um comitê real (formado por 364 senhoras aristocráticas chamadas 'As Damas da Sociedade') levantou dinheiro para fazer esta tiara no estilo kokoshnik. É composto por 61 barras de diamantes
A tiara Vladimir
A Tiara Vladimir é considerada a favorita da rainha Elizabeth por sua versatilidade: as pérolas podem ser removidas, dando uma cara totalmente nova à peça. Essa imponente joia pertenceu originalmente à duquesa Maria de Mecklenburg-Schwerin. Com a revolução da Rússia, as suas joias acabaram indo a leilão.
A Coroa Imperial do Estado
A rainha usou essa peça para sua coroação em 1967. A coroa foi feita para o Rei George VI, seu pai, em 1937 e é cravejada com 2.868 diamantes!
Tiara Parure aquamarines brasileiras
O Brasil também é outra nação que presentou a rainha com pedras preciosas, no caso, com aquamarinas, na forma de colar e brincos. Anos depois, ela pediu para Garrard fazer uma tiara que combinasse com o conjunto
Tiara da rainha Mary da Grã-Bretanha e Irlanda
Outra peça lendária que poucos conhecem. Ela possui uma história bastante rica: a tiara pertenceu à avó de Elizabeth II, a rainha Mary, que chamava a peça carinhosamente de "tiara da vovó". Originalmente, a peça tinha grandes pérolas que foram removidas e colocadas na tiara Lover's Knot, uma das favoritas da princesa Diana e de Kate Middleton.
Diadema do Estado
Essa coroa foi feita especialmente para o Rei George IV em 1820 e só é usada em ocasiões bastante especiais.
Tiara com safiras e diamantes
O rei George VI presenteou sua filha, a rainha Elizabeth II, com esse conjunto de colar e brincos feitos de diamantes e safiras em 1850. Em 1963, a monarca mandou fazer uma tiara que combinasse com as joias!
Tiara de franja russa
Essa é era uma das mais queridas pela rainha Elizabeth II, já que usou a peça no seu casamento em 1947 com o príncipe Philip. Recentemente, sua neta, a princesa Beatrice também usou a tiara em seu casamento.