5 pequenas ações para fazer escolhas mais sustentáveis na moda
Sustentabilidade tem sido uma grande palavra de ordem na atualidade. Mas ainda que o conceito esteja em alta, que todo mundo fale sobre isso, ainda é um grande desafio para muitas pessoas encará-la na moda.
Muitas vezes, pequenas atitudes podem fazer muita diferença, principalmente se forem feitas no dia-a-dia, então confira 5 pequenas ações para fazer escolhas mais sustentáveis na moda.
1- Aprenda os fatos
A indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo, ficando abaixo apenas do petróleo. Ainda que criar o hábito de consumir de forma consciente seja um desafio, se tornou impossível ignorar os fatos. De acordo com a Universidade de Queensland anualmente nós consumimos cerca 400% mais peças de roupas do que duas décadas atrás. É hora de desacelerar, e só o conhecimento dessas estatísticas podem alertar o consumidor a essa necessidade.
2- Pesquise as marcas
Precisamos admitir, são poucas as marcas que tem um processo de produção 100% sustentável, mas ainda assim há diversas empresas que estão à frente das questões sustentáveis. Stella McCartney é uma delas, a designer provou desde que lançou a grife que é possível sim criar coleções eco-friendly. A H&M e Zara tem seguido esses passos, com as linhas Conscious Exclusive e Join Life, respectivamente.
3- Compre Online
De acordo com estudos feitos pela Universidade Chalmers de Tecnologia, 22% do impacto ambiental de um vestuário vem do processo do consumidor em dirigir para as lojas. Uma solução? Compras online!
4- Crie um guarda-roupa cápsula
Esta é uma ideia simples: Compre menos e compre melhor! Entenda o que vai bem com suas roupas, o que irá harmonizar com mais peças e vai durar mais tempo. O primeiro passo para isso é fazer uma limpa em seu guarda-roupa, guardar apenas o que gosta e usa, ter menos roupas no armário é um exercício que pode ser difícil de primeira, mas que faz uma grande diferença.
5- Revenda
Poucas são as pessoas que possuem um guarda-roupa cheias de peças de grife, mas é muito comum ter uma ou duas peças de maior valor. Aquelas nas quais você investiu e depois de um tempo parou de usar, cansou, etc. Para esses momentos a revenda é uma ótima solução! Um dos grandes atrativos para a moda de luxo é a retenção de valor das peças, então quando não usá-las mais, evite deixá-las ganhando mofo no armário.