Kansai Yamamoto: morre estilista dos looks icônicos de David Bowie
Nos despedimos de Kansai Yamamoto, que faleceu nesta segunda-feira, 27, depois de lutar contra a leucemia. O estilista japonês ganhou fama nos anos 70 e manteve uma carreira de sucesso e colaboração com os grandes nomes da música: de David Bowie a John Lennon e Stevie Wonder, todos adoravam trabalhar com Kansai!
Mas quem realmente foi Kansai Yamamoto? Um pioneiro, um artista, um costureiro mais do que nunca à frente do seu tempo. O estilista japonês entrou no mundo da moda com propostas de vanguarda que desafiavam todas as barreiras de gênero. Seu estilo eclético o fez se destacar entre os designers minimalistas japoneses.
Nascido em Yokohama, no Japão, ele estudou engenharia civil na Universidade Nippon, em Tóquio, antes de mergulhar no mundo da moda no Bunka Fashion College, em 1967. Yamamoto foi o primeiro designer japonês a estrear uma coleção em Londres, o que lhe deu reconhecimento internacional e atraiu a atenção de figuras importantes da música.
Os projetos de Yamamoto representavam uma manipulação da história japonesa. Deixando materiais humildes e formas modestas para trás, o designer fez o seu caminho com motivos kabuki, gravuras de tatuagem irezumi e técnicas tradicionais como Kumihimo (fios trançados). Além disso, o trabalho do designer foi inspirado em Momoyama, um período da arte japonesa, ao qual ele fez várias referências. No total, todas as suas propostas eram sinônimos de excesso e opulência; caos em ordem.
Tendo atraído a atenção da mídia, David Bowie se interessou pelo designer japonês. Yamamoto sempre teve seu trabalho inspirado pelas artes japonesas tradicionais do teatro Kabuki, mas a maioria o conhece como o homem por trás das roupas de Bowie na turnê Ziggy Stardust (1972-1973) -- principalmente a peça inspirada em uma lenda japonesa que descreve a relação entre uma divindade e um coelho.
Em 2018, o designer voltou aos holofotes graças a Nicolas Ghesquière, ex-diretor artístico da Louis Vuitton, que o convidou para colaborar na Cruise Collection apresentada no Miho Museum, um local de culto para toda a arte oriental localizada em Kyoto no Japão. Naquela ocasião, ele criou estampas tradicionais de estilo japonês que foram impressas nas roupas e acessórios da maison.
Até o momento de sua morte, o designer trabalhava no Nippon Genki Project 2020 Super Energy, a primeira transmissão on-line de sua empresa. A marca anunciou que o evento seguirá a transmissão programada para o próximo dia 31 de julho de 2020 em homenagem ao designer.
A notícia da morte foi dada por sua filha Mirai Yamamoto, que através do Instagram dedicou uma mensagem de amor a ele. "Ele deixou este mundo em paz, cercado por entes queridos. Aos meus olhos, meu pai não era apenas a alma eclética e energética que o mundo conhecia, mas também uma pessoa carinhosa, gentil e afetuosa. Ele me banhou de amor pelas pessoas e pela vida". Mirai anunciou que deseja continuar seu legado trabalhando para a marca Kansai Super Studio.