Moda

Anna Carolina Bassi em entrevista exclusiva a L’Officiel Brasil

Em entrevista exclusiva, Anna Carolina Bassi fala sobre o sucesso, conquistas e novos projetos dos dez anos da sua marca homônima

accessories art tapestry painting couch person adult female woman home decor
Jumpsuit CAROL BASSI, sandálias ALEXANDRE BIRMAN, colar, anéis e brincos ANA ALENCAR - Foto: Lorena Dini.

No ano em que completa dez anos da sua marca homônima, Anna Carolina Bassi tem muitos motivos para comemorar: da entrada para o maior grupo de moda da América Latina, passando pelo crescimento recorde de vendas no e-commerce, à criação de uma collab de joalheria, a mente criativa da empresária não para.

Bastaram cinco minutos de entrevista para que Anna Carolina Bassi virasse Carol; para que a pauta de perguntas desse lugar a uma conversa descontraída, recheada de inside information, momentos emocionados, tiradas divertidas. Enquanto a conversa ia fluindo com a leveza típica de um vestido de verão da Carol Bassi Brand, fui me dando conta de que o segredo do sucesso (tanto da criatura, a marca, quanto da criadora) estava ali.

head person photography portrait adult female woman dress finger chandelier
Vestido ROBER DOGNANI, brincos, anéis e pulseiras ANA ALENCAR - Foto: Lorena Dini.

Carol é aquele tipo de pessoa que deixa qualquer um à vontade. Que aproxima os outros por aceitar suas vulnerabilidades, que contagia com sua energia positiva e alegria ao comemorar cada conquista (seja dos filhos, seja da marca, seja dela ou de seus parceiros). Que inspira pela coragem de virar o jogo da vida aos 34 anos e começar uma nova carreira aos 40. Carol é aquela pessoa que sente um prazer genuíno em compartilhar – histórias, risadas, medos, sucessos.

“É louco como nosso futuro vai sendo costurado com as decisões que a gente toma ao longo do caminho. Decisões nem sempre são fáceis. Algumas, bem difíceis. Se eu não tivesse me separado, não teria reencontrado o Caio [seu marido e sócio e namorado na adolescência], a CB Brand não existiria e eu seria outra pessoa. Todo dia a gente tem uma chance de escrever uma nova página na nossa vida. Independentemente da idade ou de qualquer outro motivo que a gente coloque como limitador. Mas é preciso ter coragem”, diz.

clothing coat blazer jacket photography portrait formal wear overcoat fashion dress
Blazer e calça JOÃO PIMENTA, brincos, anéis e colares ANA ALENCAR - Foto: Lorena Dini.

Coragem, aliás, que ela lembra que não é algo que você nasce com ela e pronto (pelo menos não todo mundo). Mas que é uma emoção que você vai desenvolvendo, aprimorando. E que pode ser o fio condutor para sentimentos ainda mais potentes, como satisfação, felicidade e orgulho. “É preciso coragem para deixar os filhos voarem do ninho. Mas a sensação de vê-los realizando os próprios sonhos é indescritível”, conta. “De forma parecida, deu um frio na barriga a decisão de vender a Carol Bassi Brand para o Grupo Arezzo, em 2021. Mas foi isso que proporcionou à marca fazer parte, hoje, do maior grupo de moda da América Latina”, afirma Carol, animada e cheia de orgulho. E com razão. A fusão entre Arezzo e Soma, que resultou no Grupo Azzas 2154, coloca a CB Brand em outro patamar, criando possibilidades para a marca alçar voos ainda mais altos. “Até então, fizemos tudo sozinhos. O grupo entra como potencializador, propulsor para tudo o que criamos. Isso traz muita relevância para a marca e, claro, transborda também para minha presença no digital.”

Com uma agenda de trabalho que pareceria impossível para a maioria das pessoas – com compromissos em três países em uma mesma semana, por exemplo –, fica difícil entender como Carol mantém a disposição e o foco. “Sou virginiana!”, crava na resposta. Mas vai além disso, claro. Com os olhos azuis mais intensos que você vai ver e um tom de voz que equaliza perfeitamente segurança, realização e gratidão, ela entrega: “Eu sou movida pela energia do amor, do amor pela minha família. E também entendi que o futuro depende das escolhas que a gente faz. E eu sigo escolhendo aprender, construir e compartilhar. E sempre manter minha fé”. Acompanhe mais um pouco dessa conversa deliciosa que tivemos com Carol.

path pants sidewalk photography person portrait female girl teen street
Blazer e calça BALMAIN, regata CAROL BASSI, sandálias ALEXANDRE BIRMAN, brincos, anéis e colares ANA ALENCAR - Foto: Lorena Dini.

L’OFFICIEL Completar dez anos de marca, fazer parte do maior grupo de moda da América Latina, celebrar duas edições do Carol Adore Paris em um mesmo ano, assinar uma collab de joalheria com Ana Alencar, ultrapassar os 450 mil seguidores do Instagram… 2024 é um ano para ficar na história? 

CAROLINA BASSI Com certeza é um ano muito especial. Os pilares mais importantes da minha vida – maternidade, casamento e carreira – estão em equilíbrio, e isso, por si só, já é motivo para celebrar e agradecer. Mas acho importante lembrar que essa conquista não foi da noite para o dia. Foi – e está sendo – uma construção. Foram dez anos preparando a marca e minha presença no digital.

L’O Quando você olha para o começo dessa história, o que vem à sua mente? 

CB Ah, acho que a coragem. Eu me separei aos 34 anos, com dois filhos pequenos. Comecei um empreendimento aos 40. Tomei decisões ousadas. E sempre com o Caio ao meu lado. Lá atrás, ele me ajudou a resgatar minha autoconfiança. Ele acreditou em mim. E, juntos, criamos a Carol Bassi. Agora estamos conseguindo curtir tudo isso, sabe? Nessa última viagem a Paris, perdi o sono uma noite. Fiquei quietinha para não acordar o Caio, mas ele também não estava dormindo. Aí ele me perguntou: “Você acha que se a gente não tivesse saído da Alameda Lorena e ido para o Cidade Jardim teria acontecido tudo isso? A gente teria chegado aonde chegou?”. Eu disse que achava que não. E ele falou: “Ainda bem que a gente teve essa coragem, né?”. Esse é o sentimento.

path sidewalk pants road person walking street adult female woman
Blazer e calça BALMAIN, regata CAROL BASSI, sandálias ALEXANDRE BIRMAN, brincos, anéis e colares ANA ALENCAR - Foto: Lorena Dini.

L’O São Paulo – Rio de Janeiro – Paris – Miami. Com essa rota que praticamente virou sua ponte aérea, você vive muito tempo fora de casa. O que fez você transformar o lendário hotel Le Bristol na sua home away from home ? 

CB Lá é um lugar muito sofisticado, mas com alma de casa. É o chique na simplicidade. As pessoas são muito atenciosas! Você está tomando café da manhã, aí vem alguém com um saquinho lindo de pano com um pain et chocolat para você comer quando estiver na rua, sabe? São os detalhes que fazem a diferença. Fui conhecendo as pessoas que trabalham lá, fui criando relações. Eles já sabem o tipo de suíte de que mais gosto, me chamam pelo nome… São pequenas gentilezas que me fazem sentir muito à vontade e acolhida. Até do gato mascote deles, o Socrate, sou íntima!

L’O Na edição mais recente do Carol Adore Paris, em setembro, você celebrou o lançamento da collab de joias com Ana Alencar. Como surgiu essa parceria? 

CB Conheci a Ana na loja da CB Brand no Rio de Janeiro. Ela estava com sua coleção em um dos nossos corners. As peças dela me chamaram a atenção: as cores, as formas. Elogiei uma chocker dela e ela me presenteou com ela. Sempre que usava, me perguntavam de onde era. Depois de um tempo, a Ana me convidou para assinar uma coleção com ela. Fiquei muito feliz, porque admiro o trabalho que faz. Ana usou sua expertise para traduzir meu olhar. A coleção ficou linda e está sendo um sucesso – com uma riviera de pedras coloridas em formato de coração com sold out na primeira semana! A experiência foi tão boa que estamos pensando em um segundo drop para o ano que vem.

photography path sidewalk city road street pants person walking shorts
Blazer e calça BALMAIN, regata CAROL BASSI, sandálias ALEXANDRE BIRMAN, brincos, anéis e colares ANA ALENCAR - Foto: Lorena Dini.

L’O A cada edição, o Carol Adore Paris consegue ser ainda mais especial. Como surgiu a ideia de criar esse evento?

CB O evento nasceu porque entendi que as clientes da CB Brand não querem só comprar e usar as roupas, elas também querem viver o universo da marca e o que ela proporciona. A Carol Bassi já nasceu com essa característica, com essa relação humanizada – que hoje vejo que muitas brands buscam. Tanto que nosso provador sempre foi aberto, minha mesa de trabalho sempre ficou no meio da loja… Porque essa relação com a cliente sempre foi muito rica. E o Carol Adore Paris é uma extensão disso. Levamos essas amigas/clientes da marca, que formaram uma comunidade, para uma experiência cultural e gastronômica de ultraluxo. Nessa que foi a terceira edição, por exemplo, fizemos um chá no Le Bristol, almoço no Sena, com cardápio assinado por Alain Ducasse, e finalizamos com uma visita a Champagne com almoço na Moët & Chandon. São experiências únicas que permitem às clientes viverem o espírito da marca.

face head person photography portrait smile adult female woman coat
Carol Bassi - Foto: Lorena Dini.

“EU ME arrependo DE TANTA COISA, E ACHO QUE SÓ ESTOU ONDE estou HOJE PORQUE ME ARREPENDI – E aprendi COM ISSO.”

ANNA CAROLINA BASSI

L’O Se pudesse voltar no tempo, o que você falaria para a Carol de dez anos atrás? 

CB Você sabe que outro dia eu estava em Viena com o Caio, em uma viagem com a Cartier, e a gente entrou em um restaurante que tinha umas camisetas no hall para vender, e em uma delas estava escrito: “Eu não me arrependo de nada”. Eu jamais usaria essa camiseta. Eu me arrependo de tanta coisa, e acho que só estou onde estou hoje porque me arrependi – e aprendi com isso. Se eu pudesse falar com a Anna Carolina, diria: “Olha, Carol, você vai fazer muita coisa da qual vai se arrepender, mas tudo bem. Porque cada dia que você acordar vai ter a chance de fazer diferente. Siga seu instinto, siga seus princípios. Mas não pense que vai ser tudo perfeitinho e planejado do jeito que uma virginiana quer. A vida não é assim. A gente erra, dá cabeçadas… mas é a vida. A gente vai entendendo, aprendendo e consertando”.

face head photography portrait coat long sleeve accessories necklace finger city
Pelerine VALENTINO para TRASH CHIC, colares e brincos ANA ALENCAR - Foto: Lorena Dini.

FOTOS: Lorena Dini. 

STYLING: Flávia Pommianosky e Davi Ramos. 

TEXTO: Giuliana Cury. 

GUEST: Anna Carolina Bassi.

BELEZA: Larissa Soares (com produtos DETONI).

ASSISTENTE DE FOTOGRAFIA: Matei Focs.

PRODUÇÃO DE MODA: Andreia Matos.

ASSISTENTE DE MODA: Mariana Soares.

FILME: Marcos Cavallaria.

NAIL ARTIST: Nathalia Gomes.

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Flavia Gay.

AGRADECIMENTOS: HOTEL LE BRISTOL PARIS.

Tags

Posts recomendados