Moda

Polêmicas da moda em 2019, descubra quais foram!

Uma retrospectiva com os acontecimentos mais polêmicos do ano. Relembre!
Moda
Moda

Não podemos negar, 2019 foi um ano repleto de polêmicas no mundo da moda. Com consumidores cada vez mais conscientes e com suas vozes mais ativas, as marcas precisam cada vez mais ter cuidado com seu diálogo, e com as diversas interpretações que ele pode gerar. Confira as principais polêmicas do ano!

Gucci foi acusada de apropriação cultural - duas vezes

2019 foi um ano cheio de polêmicas para a Gucci, isto porque seus designs foram acusados duas vezes de apropriação cultural, em fevereiro e em maio. O primeiro caso aconteceu com a sua coleção de outono 2018, quando a grife lançou um suéter de estilo balaclava, entretanto, por ter todo o modelo preto com o contorno da boca vermelho, foi acusado de blackface. 

O caso ganhou rapidamente as redes sociais, incluindo Dan Dapper, que é um colaborador próximo da Gucci que afirmou “sou negro antes de ser uma marca. Outra casa fashion errou escandalosamente”. 

Sobre o caso a Gucci se desculpou em seu Twitter e até seu CEO, Marco Bizzarri, se manifestou, afirmando que isso se deu à ignorância sobre o assunto, que não havia sido intencional, mas que isso não era desculpas. “ Nós cometemos erros, e alguns são piores que outros porque ofendem as pessoas. A falta de conhecimento da diversidade e o consequente entendimento não estão no nível esperado, apesar de todos os esforços que fizemos na empresa nos últimos quatro anos.”

Moda
(Foto: Divulgação)
 

Depois deste caso a grife passou a adotar medidas para promover diversidade cultural e conscientização, além disso, Marco e Dan Dapper iriam se reunir, junto a outros representantes do Harlem, para receber ideias e garantir conscientização para a Gucci.

 

Mas, poucos meses depois o segundo caso aconteceu, quando a empresa lançou o Indy Full Turban, o que foi considerado ofensivo à comunidade sikh. A peça fazia parte da mesma coleção que o suéter, e teve seu nome alterado para Indy Full Head Wrap antes de ser tirado de circulação. A Gucci não se manifestou sobre o caso.

Louis Vuitton lançou coleção homenageando Michael Jackson

A coleção masculina de outono 2019 da Louis Vuitton se tornou alvo de grandes polêmicas, pois foi uma grande homenagem a Michael Jackson. E apenas uma semana depois do desfile, a HBO lançou um documentário “Leaving Neverland” acusando o cantor de agressão sexual infantil.

 

A marca afirmou não ter conhecimento do documentário antes do desfile e Michael Burke, CEO da grife afirmou “Achamos as alegações no documentário profundamente perturbadoras. A segurança e o bem-estar das crianças são de extrema importância para a Louis Vuitton. Estamos totalmente comprometidos em defender essa causa.” 

 

 

Marca de shapewear de Kim Kardashian é acusada de apropriação cultural - antes mesmo de ser lançada

Kim Kardashian não é nova no mundo das polêmicas, então não foi exatamente uma surpresa quando a empresária foi alvo de fortes críticas quanto ao nome de sua linha de shapewear, em junho. Inicialmente, a marca seria chamada de Kimono, entretanto, foi considerada apropriação cultural, chegando a receber uma carta aberta da prefeita de Kyoto Daisaku Kadokawa, pedindo para que ela largasse a marca.

 

Apenas dois meses depois, Kardashian anunciou que o nome tinha sido alterado e agora se chamaria SKIMS. A marca foi lançada em setembro e foi um total sucesso, batendo recorde no ramo.

 

Nike lança manequim em tamanho plus size e divide opiniões

Em junho a loja da Nike na Oxford Street ganhou um novo manequim, plus size. Entretanto, ainda que muitos fãs da empresa tenham elogiado a iniciativa, alegando que é um passo para a inclusão, outras pessoas afirmaram que é a marca está promovendo a obesidade.

 

Mindy Grossman, ex chefe global de vestuário da empresa comentou em sua conta de Linkedin “[Estou] com raiva por causa daqueles que estão tão equivocados ao dizer que ter manequins maiores está contribuindo para a obesidade - sério? - e resoluto, pois realmente acredito que o que eles estão fazendo com sua expansão de tamanho e visualização com seus manequins é exatamente o que é necessário em nossa sociedade".

 

 

Moda

Tags

Posts recomendados