Blazers e ternos: do estilo sério ao casual
Como os blazers e ternos, peças clássicas do guarda-roupa, podem ser cartas curingas na composição de looks?
Existem peças de roupa que simplesmente fazem toda a diferença no look, ainda que sejam peças relativamente simples. É o caso das peças consideradas para sobrepor os looks, ou seja, ficar por cima deles para tornar o visual mais elaborado (e ainda vai muito bem nos dias de frio, por exemplo). Também chamados de “terceira peça”, esses elementos são fáceis de encontrar e de encaixar em diferentes estilos.
Mas, afinal, quais são as terceiras peças? São os kimonos, os coletes, os lenços, os blazers e os ternos – estes dois últimos, em especial, são capazes de tornar o visual muito mais charmoso e elegante ao mesmo tempo.
Evolução dos blazers e dos ternos nos outfits
Muito comuns principalmente para o estilo “office”, os blazers e os ternos cabem muito bem para os ambientes de trabalho mais sérios, como advocacia, fóruns, escritórios de negociações diretas com clientes, etc.
Há uma aura meio “masculina” demais nos ternos e nos blazers, pois historicamente são peças usadas por homens, em sua maioria – afinal, eram peças usadas por executivos, jornalistas de televisão e advogados. Com a inclusão das mulheres no mercado de trabalho, os ternos e os blazers passaram também a integrar os guarda-roupas femininos.
As peças, porém, ainda são muito comuns para quem tem profissões que exigem um tom de seriedade e neutralidade à primeira vista. Sobretudo os ternos, que exigem até um cuidado especial na hora de lavar e passar, para que estejam sempre aparentando estarem novos e perfeitos.
No entanto, o blazer, diferentemente do terno, tem mudado esse cenário de seriedade que a peça traz – ainda que ele seja um curinga para tornar o look mais elegante (por exemplo, usar uma calça jeans e uma camiseta, mais um blazer, para comparecer a algum evento), ele também já está se tornando mais flexível com a seriedade.
Existem, hoje, blazers com estampas mais coloridas, fugindo um pouco do padrão de neutralidade que antes trazia. Cores mais vibrantes, como vermelho, laranja e verde, por exemplo, já estão sendo comuns de se ver nas vitrines das lojas por aí e na composição dos looks de personalidades famosas.
O terno, por sua vez, mantém as suas características mais formais, porém há ternos que estão se tornando mais coloridos e divertidos – hoje, é possível encontrar até ternos estampados, com diferentes cores e desenhos!
Como vestir a terceira peça do jeito certo?
Bem, assim como qualquer peça de roupa, não existe um jeito totalmente certo de vesti-la. Os ternos e os blazers são clássicos da moda, e podem ser muito úteis principalmente para as ocasiões em que há a necessidade de parecer mais elegante ou chique. E a palavra “ocasião”, aqui, pode ser bastante útil para as dicas para montar os looks: tudo depende dela, a ocasião!
Os blazers de cores mais neutras vão muito bem no look clássico blazer + calça, ainda mais se falarmos de calças de alfaiataria. Esse conjunto é muito usado na moda office, e vai muito bem para você transmitir uma imagem mais séria e tradicional no trabalho.
Para os looks mais casuais, como festas, o ideal é apostar em tecidos que tenham brilho, estampas ou texturas, de acordo com a consultora de imagem Fê Bastos. Não se esqueça de dar um foco nos complementos, como os sapatos e as joias, além das maquiagens: tudo deve estar combinando em harmonia, tanto nas cores quanto nas formas, para você transmitir a imagem que deseja.
Para as ocasiões mais informais, os ternos (também conhecidos como “terninhos”) também podem se encaixar: ao usar uma camiseta por baixo do terno e calçando um tênis, juntamente de um boné (pode ser inclusive um boné personalizado), há uma mistura de estilos, em que a alfaiataria se encontra com peças mais esportivas. O resultado pode formar uma imagem divertida e leve, além de bastante estilosa.
Os terninhos coloridos e estampados, que são muito modernos e estão em alta na moda feminina, também trazem um visual mais estiloso e descontraído, o que te faz fugir do óbvio. O contraste de cores e a mistura de tecidos pode fazer com que você chame a atenção em festas ou outros eventos mais casuais.
O blazer também vai muito bem com saia, que também é uma peça clássica. Nesse caso, ao optar por uma saia, prefira calçar sapatos altos ou sem salto com uma cor mais de destaque que combine com o blazer. Os acessórios também devem conversar com as cores do look, e as saias vão muito bem para os dias de “meia estação”, em que não se faz nem tanto calor nem tanto frio. Da mesma maneira, valem estas dicas para compor o look com um shorts mais confortável: o sapato e os demais acessórios devem estar em harmonia, pois estarão em maior evidência.