Bar Jacket da Dior: como ele escreveu a história da moda?
Mesmo algumas décadas após seu primeiro lançamento, a jaqueta Bar continua sendo uma das criações mais icônicas da Dior. A peça apareceu pela primeira vez em 1947, durante o primeiro desfile de alta costura de Monsieur Dior, onde o estilista apresentou o icônico "New Look" da grife. Em 2020, comemora-se o marco de 73 anos dessa história.
Ao longo dos anos, Bar Jacket foi reinterpretada pelos diretores criativos que estavam à frente da maison, como Raf Simons e John Galliano. Maria Grazia Chiuri, mais recentemente, deu à peça um visual completamente novo com um padrão de camuflagem para a coleção de Resort 2020.
Como prova do excepcional savoir-faire da maison, a Bar Jacket continua demonstrando a herança de Monsieur Dior. Ela é reconhecida por sua silhueta arquitetônica, com cintura e ombros marcados, lateral que acentua os quadris e gola aberta. Esse design exclusivo é uma verdadeira proeza técnica de uma sequência meticulosa, começando pelo seu desenho, depois corte e montagem, que leva pelo menos 150 horas de trabalho.
73 anos depois, ela continua sendo um dos símbolos do visual atemporal da Dior e, ao mesmo tempo, oferece um toque fresh em qualquer coleção. Em sua forma mais pura, que você encontrará na coleção permanente "30 Montaigne", ou em jeans, como a versão outono-inverno 2019-2020. A Bar Jacket, que reflete o estilo moderno de um visionário como Christian Dior, existe há gerações e hoje reafirma seu status como um ícone imortal.
Assista o vídeo abaixo!