Como Marilyn Monroe contribuiu para a fama dos diamantes no mundo da alta joalheria
Marilyn Monroe é um verdadeiro ícone! Sexy e poderosa, a atriz até hoje é uma grande fonte de inspiração. É impossível esquecer alguns de seus momentos mais marcantes no cinema -- entre eles, claro, a famosa cena do filme "Os Homens Preferem as Loiras", na qual ela canta a clássica música “Diamonds are a Girl's Best Friends”.
Para a divulgação do filme, Marilyn incorporou essa imagem de amante das joias. Na tela, ela usava um diamante capaz de tirar o fôlego, o Moon of Baroda, uma pedra de nada menos do que 24,04 quilates, descoberto em Vadodara, na Índia.
Não é de se espantar que este diamante tenha se tornado um objeto-desejo, não é? A peça em formato de pêra já havia passado por diversas mãos poderosas como da realeza da Índia antes de ser vendida para Meyer Rosenbaum, que a levou para Hollywood.
Após seu sucesso, ela foi vendida em 1990 por quase 3x o valor de sua expectativa mais baixa, de acordo com o site da Christie's. O valor? US $ 297.000. Depois disso, o Moon of Baroda sumiu da vista do público, sendo encontrado novamente apenas em 2008 na Antuérpia, quando foi exibido em uma exposição chamada Diamonds Divas.
Em 2018, a joia volta a ser comercializada pela própria Christie’s: “a Moon of Baroda volta a ocupar o centro do palco como destaque da venda de Jóias Magníficas na Christie's em Hong Kong”. A venda, claro, trazia uma grande referência à imagem da atriz, sendo realizada junto com uma foto autografada de Monroe usando a joia.