Jeanne Lanvin
Sempre a frente de seu tempo, Lanvin foi uma das primeiras empreendedoras no ramo da moda. Quando ela tinha apenas 22 anos, em 1889, ela abriu sua primeira loja de chapéus e, depois disso não parou mais. Inspirada pela sua filha, anos mais tarde Jeanne começou criar roupas luxuosas para crianças e mulheres, que com o tempo passou a ser seu foco principal. Com o tempo sua linha se expandiu para perfumes, lingerie, decoração de casa, roupas esportivas e até roupas masculinas.
Rei Kawakubo
Uma verdadeira visionária! A poderosa estilista japonesa criadora da marca Comme des Garçons desafia os padrões da indústria da moda, desconstruindo e criando peças de tirar o fôlego. Ela é uma mulher de coragem, que usa sua formação em artes plásticas como uma forma de apostar em visuais nunca usados antes, com peças geométricas e ousadas.
Coco Chanel
Coco Chanel, sem dúvidas, dispensa apresentações. A francesa foi uma verdadeira revolucionária do guarda-roupa feminino, apostando na criação de peças com tecidos fáceis de se movimentar e as livrando de espartilhos, saias extremamente longas e volumosas. Ela permitiu que o guarda-roupa feminino se transformasse em algo mais fácil de usar, lançando também o vestidinho preto, um dos favoritos das fashionistas até hoje.
Elsa Schiaparelli
Ela influenciou não só o mundo da moda, mas também o da arte! Schiaparelli colaborou com diversos artistas como Salvador Dalí e Meret Oppenheim. Ela foi uma das pioneiras no estilo surrealista e cubista, sendo até hoje lembrada como uma designer pioneira e inovadora.
Vivienne Westwood
Ela trouxe o punk para a alta moda e, ainda hoje possui uma grande influência do movimento em suas criações. Ativista e empresária ela usa suas peças para abordar assuntos que podem variar de mudança climática a direitos civis.
Mary Quant
Como esquecer da criadora da mini saia? Na década de 60 Mary Quant desafiou os padrões da época, inventando um modelo de saia que tinha “apenas” 30 centímetros de comprimento, suas modelagens eram simples e suas cores vibrantes, o que criou na época uma grande polêmica. Entretanto, ela libertou as mulheres dos comprimentos longos dando início a uma nova revolução na moda.
Diane Von Furstenberg
Diane tem um grande poder em suas mãos, além de ser uma grande designer e encantar o mundo com suas peças estampadas e que trazem uma verdadeira feminilidade sensual, a designer belga é um nome a frente do feminismo. Ela atua no Vital Voices, um conselho que atua com mulheres líderes do mundo todo, além disso, ela criou o DVF Awards “para reconhecer e apoiar mulheres extraordinárias que se dedicam a transformar a vida de outras mulheres”, segundo o site da designer. Ela é a grande prova de que a moda pode ajudar a mudar a vida das pessoas.
Stella McCartney
Stella McCartney é um grande exemplo de uma verdadeira amante da moda ética. Sua marca está sempre à frente da defesa do direito animal e vegetarianismo, sendo uma pioneira no uso de materiais alternativos como forma de abolir o uso de couro e pele.
Vera Wang
Quando você pensa em deslumbrantes vestidos de noiva, que designer te vem à mente? Provavelmente Vera Wang, a estilista americana rompeu o mercado tradicional de vestidos de noiva e trouxe um novo olhar para esse ramo tão tradicional, dando um toque moderno e fashionista.
Phoebe Philo
Quando ela foi nomeada a diretora criativa da Céline, Philo mudou a forma como as mulheres se vestiam e lançou uma nova era para o ramo. Peças minimalistas e perfeitamente alinhadas passaram a ganhar os corações de fashionistas do mundo inteiro, ganhando cada vez mais fãs ao redor do mundo.