Diss Denim: confira entrevista exclusiva com Ana Luísa Ribeiro
Ana Luísa Ribeiro de Mendonça se formou em medicina, mas mudou de rota, e agora é a cabeça e a alma por trás da Diss Denim
Ana Luísa Ribeiro de Mendonça se formou em medicina, mas seguia apaixonada pela moda e pela estética pouco convencional. Mudou de rota, e agora é a cabeça e a alma por trás da Diss Denim. “Criar para mim é uma necessidade de explorar e dar forma ao meu mundo interior, às minhas emoções e vivências, e, ao mesmo tempo, é meu veículo de comunicação. É uma tentativa de materializar pensamentos, sentimentos e perspectivas em algo que possa ser visto, tocado e experienciado por outros. A Diss revela uma parte de mim e da minha interpretação do mundo”, conta com exclusividade para L’OFFICIEL.
L’OFFICIEL O que a Diss Denim traz de novo em jeanswear, tendo em vista que o Brasil é uma referência no mercado?
ANA LUÍSA RIBEIRO DE MENDONÇA Nossa ideia é sublinhar o processo abrangente por trás da produção de cada peça, desde os esboços iniciais de design até o acabamento. Nossos parceiros são escolhidos com responsabilidade. Nós nos comprometemos em supervisionar todas as etapas do desenvolvimento, garantindo artesanato e inovação em cada passo. Abraçamos a moda slow fashion, somos autônomos na produção, com exceção da lavanderia. Cada elemento é concebido com atenção e meticulosamente executado dentro do nosso ecossistema criativo.
L’O Vocês falam de abordagem minimalista e atitude maximalista. Como isso é posto em prática, nas peças e na divulgação?
AL Nossa abordagem simboliza precisão, transformação e dedicação em remodelar a criatividade e o design. Oferecemos uma categoria de roupas de vanguarda que transcendem o mero vestuário e as tendências. É uma declaração de identidade e expressão artística, com ênfase em linhas limpas e nítidas que definem nossa estética minimalista. Ela é para indivíduos inovadores, exigentes, que consomem conscientemente. Nossas peças são criadas com intenção e feitas para durar. O uso inteligente do laranja simboliza o espírito criativo e a abordagem maximalista e ousada da marca, realça o nosso apelo estético, garantindo que cada peça seja imediatamente reconhecida como Diss Denim.
L’O Um dos pilares também é a manifestação de arte. Poderia explicar um pouco mais?
AL Este braço da marca gira em torno da colaboração com artistas de várias disciplinas. Trata-se de compreender a história da arte, da marca e do artista para reinventar a moda, celebrar a diversidade artística e a possibilidade de enriquecimento de cada peça com um espírito colaborativo e único. O lançamento da primeira coleção, Art Collective, está previsto para abril de 2025. Esse conceito revisita as formas de arte tradicionais enquanto abraça simultaneamente o nascimento de novas. Ele enfatiza o ciclo contínuo de desconstrução e criação, tanto na arte quanto na moda.
L’O Quais tecnologias ou características vocês colocaram na linha de produção para garantir a durabilidade das peças?
AL A Diss surgiu dedicada a honrar a arte das nossas costureiras e a qualidade dos nossos materiais. Nossa função é reconhecer as mãos habilidosas que dão vida aos nossos designs, celebrando o trabalho intricado por trás de cada ponto. Nós nos comprometemos com o uso exclusivo de materiais brutos de primeira qualidade, garantindo que cada peça não tenha só uma aparência excepcional, mas funcionalidade e também uma sensação. “Made to last” e “Conscious crafting” são dois de nossos pilares, eles falam sobre reconhecer os heróis não vistos da moda, e também sobre o luxo tátil de nossas peças.
L’O Como vocês trabalham a inclusão na marca?
AL Diversidade não é apenas um aspecto, mas um pilar da marca. O denimlismo simboliza nosso compromisso com a inclusão, a representatividade e a valorização do individual. Esse conceito vai além da mera aceitação; trata-se de celebrar ativamente o espectro do diverso. A Diss cria peças que são atemporais e agênero, que não seguem tendências, que possam ser vestidas pela geração Z e também por suas avós. Nossa equipe também é selecionada pensando na diversidade. Acreditamos que apenas em um ambiente heterogêneo aprenderemos a fazer uma moda que divirta, impacte e transforme.
L’O E a sustentabilidade?
AL Na Diss, acreditamos que a moda pode ser um agente de mudança e, por isso, adotamos práticas sustentáveis que ressoam verdadeiramente com o nosso DNA. Estamos determinados a reduzir o desperdício e repensar o ciclo de vida de nossos produtos. Nossa linha de upcycling é feita com a habilidade e dedicação de nossas modelistas e costureiras, criando peças que combinam simplicidade e atemporalidade. O couro de cacto de nossas etiquetas de cós são uma alternativa eco-friendly e cruelty-free às comumente presentes no mercado. Estamos comprometidos com uma moda ética e responsável, unindo qualidade, inovação, estilo e respeito ao mundo ao nosso redor.
“Acabamos de lançar a segunda coleção, ela é uma celebração do moda urbana, da liberdade e do espírito dinâmico de quem está sempre em movimento.”