Dolce & Gabbana e Universidade Humanitas contra o coronavírus
Em meio a um mar de tristes notícias, as boas e significativas devem, ainda mais, serem anunciadas. Assim, recentemente a Dolce & Gabbana declarou todo seu apoio à Universidade Humanitas em uma pesquisa científica para o desenvolvimento de intervenções diagnósticas e terapêuticas na luta contra o coronavírus.
Depois de uma grande doação feita pela marca logo no início da pandemia, agora 100% dos lucros arrecadados na venda das bolsas da linha Devotion - campanha incrível estrelada por Sofia Vergara, que acentua as belezas da Itália e detalhes preciosos das peças - serão revertidos às pesquisas com o objetivo de esclarecer as respostas do sistema imunológico à coronavírus feitas pela Universidade.
Buscando o beneficio da saúde global, o estudo é coordenado pelo Prof. Alberto Mantovani e por Cecilia Garlanda, da Universidade Humanitas, e os virologistas Elisa Vicenzi e Massimo Clementi da Universidade de San Raffaele Vita-Salute - que foram os primeiros na Itália a isolar o patógeno responsável pela SARS-CoV.
“Sentimos que tínhamos que fazer algo para combater esse vírus devastador, que começou na China, mas está ameaçando toda a humanidade. Nesses casos, é importante fazer a escolha certa. É por isso que nós pensávamos que a Universidade Humanitas seria o parceiro ideal, cuja excelência e humanidade a tornam especial, com a qual já cooperamos em um projeto de bolsa de estudos. Diante dessas tragédias de tão vasta escala, cada ação pode parecer insignificante, mas o Prof. Mantovani nos contou a fábula africana sobre um beija-flor: enquanto todos os outros animais estavam fugindo de um incêndio na floresta, voou na direção oposta, continuando a trazer água na tentativa de apagar o fogo. Entendemos que, de qualquer forma, valia a pena fazer alguma coisa. Mesmo um muito pequeno gesto pode ter um significado enorme. Apoiar a pesquisa científica é um dever moral para nós, espero que nossa contribuição ajude a resolver esse problema dramático ”, explicam Domenico Dolce e Stefano Gabbana.
Alberto Mantovani há anos concentra seus estudos nos mecanismos de imunidade do organismo, nossa primeira linha de defesa que nos protege contra infecções causadas, por exemplo, por vírus e bactérias. E, também, contribuiu para a descoberta de novas moléculas e suas funções.
O financiamento deste projeto de pesquisa da Dolce & Gabbana fortalece ainda mais a atividade de colaboração com a Universidade Humanitas que a grife italiana também já apóia através de bolsas de estudo para estudantes da MedTec School - inovador programa de graduação em Medicina, projetado e desenvolvido pela Universidades Humanitas e pelo Politecnico di Milano - e incentiva uma interação de pesquisa científica entre duas grandes instituições milanesas a serviço da saúde. Coopera, também, com o Instituto Nacional de Lazzaro Spallanzani de Doenças Infecciosas em Roma, referência no país que age na linha de frente do combate à doença.