Moda

Figurino Fashion: 3 personagens com roupas inesquecíveis

Emily Cooper, Carrie Bradshaw e Andrea Sachs marcaram uma geração com looks que encantam cinéfilos e fashionistas

hippie person face head happy smile accessories sunglasses photography portrait
Lily Collins como Emily Cooper | Reprodução: Instagram @emilyinparis

Não é de hoje que séries e filmes vêm se destacando por figurinos que conquistam fãs e espectadores ao longo do tempo. Além de vestirem personagens, as roupas são capazes de construir memórias ligadas a comédias, dramas, romances e tantos enredos que, além dos cinéfilos, arrebatam o coração dos fashionistas.

Com esse espírito, selecionamos 3 personagens com figurinos inesquecíveis que disseminaram tendências, os comportamentos de uma época e ainda povoam o imaginário fashion de uma geração. Confira!

Carrie Bradshaw

 Carrie Bradshaw
Sarah Jessica Parker como Carrie Bradshaw | Getty Images

Série de sucesso dos anos da década de 1990, Sex and the City tem como protagonista a colunista vivida pela atriz Sarah Jessica Parker que levou a audiência à loucura com vestidos, sapatos e tantas peças usadas nas seis temporadas com episódios da vida profissional e amorosa de Carrie Bradshaw. Os encontros, cômicos ou trágicos, vividos ao lado das amigas – Samantha Jones (Kim Cattrall), Charlotte York (Kristin Davis) e Miranda Hobbes (Cynthia Nixon) – tiveram, como cenário, a Nova York em plena efervescência fashion da época.

adult female person woman sleeve blonde hair glove male man
person standing lady blonde hair clothing coat footwear high heel shoe
Sarah Jessica Parker como Carrie Bradshaw | Getty Images

Para a consultora de imagem e estilo Marcela Faury, as peças têm um papel fundamental no reconhecimento do personagem. “As roupas são formas de expressão, e, quando o figurino está totalmente alinhado à essência e à personalidade do personagem, automaticamente as pessoas conseguem absorver a mensagem que transmite”, explicou ela. Entre drinques e saídas noturnas, Carrrie Bradshaw desfila um estilo peculiar e bastante reconhecido pelo minimalismo característico da época que evolui com o tempo.

Em se tratando da Nova York tradicionalmente fashion da indústria cinematográfica, o figurino da colunista consegue traduzir sua essência cosmopolita. “Carrie Bradshaw é uma mulher madura, romântica, moderna e empoderada, e elementos muito presentes no seu visual transmitem exatamente esses requisitos como: salto alto, saias rodadas e de tule, produções com delicadeza e romantismo, mas sem perder a modernidade e a maturidade”, detalhou Marcela.

lady person clothing coat adult female woman suit face standing
pants handbag pedestrian person shoe high heel suit lady wheel tie
Sarah Jessica Parker como Carrie Bradshaw | Getty Images
Sarah Jessica Parker como Carrie Bradshaw
Sarah Jessica Parker como Carrie Bradshaw | Getty Images

Emily Cooper

Lily Collins como 'Emily Cooper' em "Emily In Paris"
Lily Collins como Emily Cooper | Foto: Netflix

Lançada em 2020 pela plataforma Netflix, a série Emily em Paris acompanha a jovem executiva de marketing que se muda de Chicago para Paris depois de receber uma proposta de trabalho. A protagonista Emily Cooper, vivida por Lily Collins, encontra barreiras e desafios na cidade considerada o berço da moda no trabalho, na vida pessoal e amorosa.

Lily Collins
photography face head person selfie happy smile female girl teen
Lily Collins como Emily Cooper | Reprodução: Instagram @emilyinparis

Com a quarta temporada a caminho, a personagem Emily conquistou o público pelo figurino com peças nada básicas. Cores, estampas e até case para celular viralizaram quando o seriado foi ao ar. “Emily é uma jovem mulher com muita criatividade, modernidade, muitos sonhos e independência. Seus figurinos coloridos, impactantes e com bastante presença transmitem esses requisitos com muita autenticidade e propriedade”, disse a consultora Marcela Faury sobre o impacto visual da personagem.

 

Emily sempre surpreende o público com produções inusitadas e que também traduzem os momentos que vive em Paris e a sua paixão por moda. Não é à toa que o cenário da trama, ao longo das três temporadas, inspira produções repletas de estampas, volumes, acessórios e muita informação de moda.  

person clothing dress
Lily Collins como Emily Cooper | Reprodução: Instagram @emilyinparis

Andrea Sachs

Anne Hathaway
Anne Hathaway como Andrea Sachs | Foto: Fox

Uma das produções do cinema mais aclamadas pelos fashionistas já completou 18 anos desde o seu lançamento. Em O diabo veste Prada, acompanhamos a rotina conturbada de Andrea Sachs, vivida por Anne Hathaway, como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), editora da revista Runaway de temperamento complicado. Os dilemas e o cotidiano de uma revista de moda são retratados, assim como a mudança de comportamento (e de looks!) de Andrea no filme.

coat bag handbag female girl person teen purse necklace blazer
Anne Hathaway
Anne Hathaway| Meryl Streep e Emily Blunt | Foto: Fox

Em uma das cenas mais icônicas, a personagem muda seu estilo e passa a se dedicar ao universo da moda em que sua imagem transmite a forma como é vista pelos amigos e colegas de trabalho. Entre o estilo pessoal e os looks de trabalho, a consultora de imagem Marcela Faury também esclarece como a questão se encaixa neste contexto. “Entender que sua imagem está comunicando o tempo todo faz você se adequar ao ambiente, e isso é o principal ponto que precisa ser levado para o trabalho”, explicou ela.

Anne Hathaway
Anne Hathaway como Andrea Sachs | Foto: Fox

Não foi difícil perceber que a mudança de um suéter azul desalinhado para as produções fashionistas fez uma grande diferença na imagem profissional de Andrea Sachs. Ainda de acordo com a consultora, as cores neutras e os acessórios modernos, como o colar de pérolas da marca Chanel usado em uma das cenas, são um dos itens que marcam o figurino da protagonista.

Anne Hathaway (Foto: Fox)
Anne Hathaway como Andrea Sachs | Foto: Fox

Além das atuações célebres, a produção dirigida por David Frankel foi indicada ao Oscar de 2007 na categoria Melhor Figurino para Patricia Field e Melhor Atriz para Meryl Streep. O trabalho assinado pela figurinista norte-americana, que também atuou em Sex and the City e Emily em Paris, perdeu a estatueta fashion da premiação para Maria Antonieta (2006), filme dirigido por Sofia Coppola.

Tags

Posts recomendados