Grifes apostam em campanhas com modelos fotografadas via FaceTime
Conheça os novos talentos e trabalhos da moda com estas grifes
Se existem duas palavras que descrevem a indústria da moda atual, elas seriam reinvenção e digitalização! Com a chegada da pandemia, profissionais do mundo inteiro precisaram trazer uma nova abordagem para os seus trabalhos, criando conteúdos interessantes, que engajem e movimentem o cenário. E após vermos semanas de moda anunciando um calendário online, como a London Fashion Week, uma nova tendência está ganhando destaque: campanhas com modelos sendo fotografadas via FaceTime!
Essa ideia pode parecer até controversa quando paramos para pensar em toda a produção que um set de ensaios fotográficos costuma ter. Desde maquiadores, hair stylists, fotógrafos, assistentes de fotografia, produtores e mais uma infinidade de outras pessoas que ajudavam na composição para que os projetos ganhassem forma. Mas, temos que admitir, os resultados estão sendo impressionantes!
Com um verdadeiro mergulho na criatividade, fotógrafos e designers do mundo inteiro estão criando projetos neste formato. A Jacquemus, por exemplo, criou a Jacquemus at Home, fotografando Bella Hadid, Barbie Ferreira e Steve Lace com fotografias feitas por Pierre-Ange Carlotti.
Já Angelo Kritikos, um fotógrafo de Los Angeles, chamou ninguém menos do que Demi Lovato para um shooting em mesmo formato, “queríamos inspirar as pessoas a ficar em casa e ser criativas” conta o fotógrafo para a WWD.
A Zara apostou na mesma ideia para o seu novo editorial, enviando peças de sua nova coleção para diversas garotas ao redor do mundo e as fotografando virtualmente.
Outros nomes como Shailene Woodley, JoJo e Gigi Hadid também tiveram campanhas feitas através do FaceTime durante essa nova fase. Uma ideia viral!
Já no Brasil, profissionais como Lineker Lenhard, Tom Barreto e Higor Blanco estão ganhando destaque por incorporarem essa nova tendência e criarem imagens ousadas, criativas e cheias de vida mesmo à distância!
Sobre os desafios, o fotógrafo Filipe Dias revela: "Neste momento que estamos vivendo, o maior desafio para esta prática fotográfica é a limitação quanto ao uso de ferramentas imposta pelo distanciamento. É essencial uma maior sensibilidade da minha parte fazendo com que o modelo capte o que preciso transmitir e reproduzir de forma descontraída as minhas ideias, além de estar posando".
Protagonizado pela modelo brasileira Marilia Moreno, o ensaio People’s Feelings é uma das provas desta tendência. Fotografado inteiramente via Skype, o formato inovador possibilita a produção de imagens, respeitando a indicação de isolamento do momento. Cada um em sua casa, modelo e fotógrafo interagem via webcam, e são conectados unicamente através da Internet. Assinado pelo fotógrafo Alex Korolkovas, o ensaio da bela Marilia Moreno compõe uma série de retratos autorais. “Ele me convidou para posar à distância, e foi uma experiência completamente diferente, sendo dirigida por Skype, e interagindo unicamente com a webcam do meu computador”, afirma a modelo, radicada nos Estados Unidos – um dos países mais afetados pelo Coronavírus.