Gucci supera Balenciaga como a marca mais buscada de 2022
Balanço feito pelo ‘The Lyst Index’ indica que, após nove meses, Gucci assumiu liderança entre marcas e itens mais procurados
Saiu a nova edição do The Lyst Index, um ranking trimestral das marcas e itens mais procurados no mercado da moda. E para quem acompanha, sabe bem que desde 2017 a Gucci e Balenciaga são rivais, disputando o primeiro lugar. Neste semestre, após nove meses, temos um novo primeiro colocado: a Gucci.
Para fazer o balanço das marcas mais desejadas entre abril e junho de 2022, o The Lyst Index utilizou uma fórmula que considera os hábitos de compra de cerca de 200 milhões de usuários por ano, além das taxas de conversão e vendas.
Também foi considerado para o levantamento, os dados de pesquisa do Google, menções em mídias sociais e estatísticas de interação da marca em uma escala global. No caso da Gucci, houve um aumento de pesquisa de 286% nas 48 horas após o lançamento da coleção com a Adidas, em junho deste ano.
Atualmente, os tênis Adidas x Gucci Gazelle ocupam o segundo lugar entre os produtos femininos mais populares. Os slides GG ficam em décimo lugar, enquanto os tradicionais mocassins Horsebit de 1953, em quarto lugar na lista de moda masculina.
Por outro lado, a Balenciaga, que aparece em segundo lugar, caiu de posição. A grife lançou a coleção primavera/verão 2023 com os polêmicos tênis destruídos. Também investiu na segunda edição da Yeezy Gap Engineered, com o moletom ocupando o terceiro lugar na lista de itens populares de moda masculina.
No geral, a lista mostra os movimentos das tendências da moda e o cenário da indústria. Após a divulgação da pesquisa, em nota oficial, a Lyst destaca as distinções entre a estética das marcas e a relevância das duas grifes para o mercado. Juntas, elas assumem 21% da pontuação total do balanço.
“Gucci e Balenciaga dominaram a conversa sobre moda desde o lançamento do Lyst Index em 2017, tanto entre consumidores quanto entre especialistas do setor. Neste trimestre, a Gucci recupera por pouco o primeiro lugar, após 9 meses de Balenciaga no topo das paradas. A estética das marcas não poderia ser mais diferente; A utopia colorida e maximalista de Alessandro Michele contrasta fortemente com a visão sombria e distópica de Demna. Mas juntas, as duas casas de moda de propriedade da Kering estão agora alimentando 21% da pontuação geral do Lyst Index gerada pelas 20 principais marcas”, destaca o comunicado.
Além de Gucci e Balenciaga, também integram o top10 da Lyst as marcas: Prada, Valentino, Louis Vuitton, Dior, Miu Miu, Fendi, Diesel e Burberry. Já o top20 segue com: Versace, LOEWE, Dolce & Gabbana, Saint Laurent, Bottega Veneta, Moncler, Off-White e Jacquemus.