Jaroslaw Piasecki conquista o mercado de moda e luxo no Brasil
Alta performance! Investidor visionário, Jaroslaw Piasecki conquista o mercado de moda e luxo no Brasil e acaba de assumir como CEO da agência de modelos Level.
Empresário europeu cuja trajetória impressionante reflete uma combinação de visão estratégica e ousadia, Jaroslaw Piasecki nasceu na Polônia, mas tem fortes laços com o Brasil, país onde viveu a adolescência. Hoje, divide seu tempo entre Londres, São Paulo, Varsóvia e Mônaco, mantendo sempre uma conexão profunda com o mercado brasileiro. Com uma carreira inicial de sucesso como executivo de bancos de investimento em Londres e Amsterdã, ele decidiu fazer uma transição para o mundo dos negócios e, desde então, tem se destacado como investidor e empreendedor, com seu nome por trás de várias grandes marcas de e-commerce e travel tech do país.
Atualmente, Jaroslaw está à frente de projetos inovadores e de alto padrão no mercado de luxo, com destaque para a Level, uma agência de modelos butique que pretende transformar e elevar o mercado ao estabelecer novos padrões de recrutamento, desenvolvimento e planejamento de carreiras focando na transparência, diversidade e sustentabilidade, promovendo práticas éticas em um setor historicamente marcado por padrões limitantes e excessos. Já a Vippers, uma plataforma de mobilidade de luxo, redefine o transporte premium, oferecendo veículos blindados de alta performance, exclusividade, tecnologia e experiência personalizada, consolidando-se como um player essencial no mercado de luxo. Além disso, seu portfólio de investimentos inclui startups no setor de travel tech, com foco em OTAs (agências de viagens on-line). Nesse contexto, Piasecki se consolidou como um nome de peso no mercado global, expandindo sua presença e influenciando setores como moda e luxo com um olhar atento às tendências e necessidades do mercado contemporâneo. Em sua última passagem no Brasil, o executivo recebeu L’OFFICIEL no hotel Rosewood São Paulo para um breve bate-papo.
L’OFFICIEL: Por que escolheu o Brasil para investir?
JAROSLAW PIASECKI: Apesar de ter um sentimento pessoal pelo Brasil, onde passei minha adolescência, escolhi o país porque vejo um mercado dinâmico e cheio de potencial, especialmente nos setores de alto luxo, que estão em plena evolução. O Brasil tradicionalmente tinha altas barreiras de entrada de produtos e design de fora por causa da política de impostos e custo caro da importação, por isso existe grande potencial para quem se atreve a investir no mercado doméstico, oferecendo alta qualidade produzida localmente. O país oferece uma combinação única de diversidade cultural, abertura a ideias inovadoras e um público grande com poder aquisitivo crescente. Além disso, é um ambiente propício para implementar iniciativas que priorizem ética e sustentabilidade, alinhando-se a uma tendência global que já está ganhando força localmente. Para mim, investir aqui é uma oportunidade de contribuir com soluções criativas e visionárias em um mercado com imenso potencial.
L’O: Como ocorreu a escolha de investir no mercado de moda?
JP: Há alguns anos, tive um portal promovendo bolsas e sapatos de luxo, e foi uma experiência que me trouxe um olhar mais apurado para a moda. Fui entendendo melhor o mercado e me apaixonando. Por isso, quando surgiu a oportunidade de investir em uma agência de modelos aqui, topei na hora. Primeiro porque quero trazer um olhar mais estratégico e humano para esse mercado. Segundo que é mais um motivo para estar mais presente no Brasil, um país que adoro.
L’O: E quais são suas referências na moda e nos negócios?
JP: Pessoalmente, adoro marcas clássicas, como Chanel, Dior, Prada, design muito limpo focado em sublinhar a beleza natural e a elegância.
L’O: Por que investir em diferentes segmentos?
JP: Cada segmento possui as próprias particularidades, e, ao investir em diferentes áreas, consigo expandir os horizontes dos meus projetos e, ao mesmo tempo, compreender as diversas necessidades e tendências que cada setor apresenta. A ideia é também criar um universo de produtos e serviços interrelacionados, todos com foco em alto padrão. Acredito que a inovação surge justamente da fusão de experiências e abordagens de setores distintos, gerando soluções mais integradas e adaptáveis. Essa estratégia também me possibilita alcançar públicos diversos e responder a demandas variadas, o que fortalece minha visão de longo prazo e maximiza o retorno de cada investimento.
L’O: Acha que o Brasil ainda tem potencial para descobrir novas “Giseles”?
JP: Com certeza. O Brasil é uma mina com toneladas de diamantes brutos, tudo o que você precisa fazer é criar um sistema de descoberta, desenvolvimento e polimento para promover novos rostos. Definitivamente, ajudaria ter marcas de moda locais fortes com foco em luxo, o que poderia exportar novos talentos para o mundo todo. O país possui uma riqueza cultural incomparável e uma habilidade excepcional de transformar figuras locais em ícones globais, como aconteceu com Gisele Bündchen. Porém, sem marcas locais fortes, muitas vezes somos reféns de padrões de moda internacionais que promovem diferentes tipos de beleza, e, para ter sucesso, nós precisamos nos adaptar à busca por talentos que trabalham internacionalmente, mas não são necessariamente procurados no mercado local. É por isso que a Level é uma agência-butique com foco nas necessidades individuais e nos objetivos de carreira, buscando o melhor caminho de desenvolvimento e o melhor mercado para colocar cada modelo.