Louis Vuitton: no universo digital e projeto VIA Treasure Trunk
A mais recente incursão da Louis Vuitton no universo da tecnologia é o projeto VIA Treasure Trunk, que une os universos físico e digital
Em um futuro aberto, a mais recente incursão da Louis Vuitton no universo da tecnologia é o projeto VIA Treasure Trunk, que une os universos físico e digital.
A Louis Vuitton foi criada em 1854, em Paris, tendo como carro-chefe os baús, arte que o fundador homônimo da marca aprimorou durante dezessete anos como artesão trabalhando para Monsieur Maréchal até abrir seu próprio ateliê no número 4 da Rue Neuve-des-Capucines, próximo à Place Vendôme. Em 1886, seu filho Georges revolucionou os fechos das malas e bagagens com um sistema inteligente que tornou os baús de viagem verdadeiras arcas do tesouro. É um passado que a grife se orgulha de estar vivo até hoje, seja mantendo atual a produção de baús, seja dando ao objeto contornos próprios para o século 21 com o projeto VIA Treasure Trunk.
O primeiro baú digital da Louis Vuitton foi pensado para quem busca viajar por novos sonhos e realidades e colecionar criações únicas. Ele está em sintonia com a Web3: foi projetado como um soulbound token (SBT) que permite aos proprietários desbloquear criações inéditas da Maison. O acesso é feito por meio de um portal desenvolvido pela marca, hospedado em seu site. VIA também é o nome da comunidade de proprietários de Treasure Trunks, que atua como um espaço onde é possível adquirir chaves personalizadas.
O PRIMEIRO baú digital DA Louis Vuitton FOI PENSADO PARA QUEM BUSCA VIAJAR POR novos sonhos E REALIDADES E COLECIONAR criações ÚNICAS.
Marcando um novo passo em direção à experiência phygital, o item colecionável proporciona aos compradores acesso exclusivo ao seu equivalente físico. Cada Treasure Trunk é exclusivo, tem preço de 39 mil euros e edição limitada e é protegido para propriedade duradoura. O lançamento da primeira etapa do projeto aconteceu em junho e os interessados precisaram ingressar em uma lista de espera com uma carteira criptografada.
Este não foi o primeiro passo da Louis Vuitton rumo ao futuro tecnológico. Inovação tem estado no seu radar já há algum tempo. Para proporcionar melhor transparência e rastreabilidade, a marca participou do projeto blockchain Aura, utilizando a tecnologia para sua coleção LV Diamonds. Para comemorar os dois séculos de aniversário de seu fundador, Louis, foi lançado o videogame Louis the Game para os jogadores caçarem 30 NFTs escondidos em seu metaverso. A grife também já fez skins para personagens da True Damage, banda virtual do League of Legends e usou realidade aumentada para incrementar a mais recente colaboração com a artista Yayoi Kusama.