Moda coreana: confira as principais tendências do país
Grande influenciadora, a moda coreana dita tendência e se torna referência mundial
Não é de hoje que os coreanos demonstram a sua paixão pela moda, utilizam vestimentas confortáveis, refinadas, combinações minimalistas e sempre com muita autenticidade. Buscam se vestir de forma divertida, sem tirar o requinte e a sofisticação. Além de serem completamente inovadores, não é à toa que se tornaram grandes referências no mundo da moda atualmente. Afinal, a maioria das roupas que utilizamos hoje em dia veio com base na criação e inovação dos coreanos, e isso só mostra a grande influência que eles têm no mercado de consumo de moda e a força para conquistar e inspirar as pessoas.
Os coreanos consomem a própria arte e cultura, vislumbrados pelas suas telenovelas, chamadas de k-dramas, onde as atrizes têm forte influência nas vestimentas e na utilização de acessórios finos. Elas costumam vestir roupas de marcas de moda de grandes nomes, tais como Chanel, Gucci, Dior, Givenchy, entre outras grifes com nomes de peso e referência. Os K-dramas, telenovelas coreanas, conquistaram o mundo não somente pelo seu enredo e dramaturgia, mas também pela produção de moda que foi desenvolvida para vestir as atrizes. De forma impecável e inspiradora, os produtores inovaram os looks com mistura de estampas, cores e modelagens. Por exemplo, ao utilizar uma simples saia lápis, ela já ganha um novo significado, combinando com blusas de gola alta e acessórios finos em sua composição. O look se transforma e se torna referência para as mulheres.
A cultura asiática tem o famoso gênero musical que é o K-Pop, estilo originado na Coreia do Sul. É um grande sucesso conquistado mundialmente e, inclusive, se tornou uma febre, principalmente entre os adolescentes. Esse fenômeno global influencia diretamente na moda pelo visual dos artistas; afinal, há o vislumbre dos astros que hoje ganharam o status de celebridades no mundo da moda, como G-Dragon, líder da banda BigBang, que é um desses fenômenos. Ele compõe os seus looks utilizando peças femininas, como jaqueta de tweed da Chanel, e combina com acessórios de pérolas e bolsas, dando um ar refinado e sofisticado para a peça. Tanto que, perante a sua autenticidade na hora de se vestir, em 2017, se tornou um embaixador da Chanel, devido à sua influência e importância no mundo da moda. Chegou a participar de diversos desfiles e ações para a marca, uma das que mais se têm como referência mundial.
Pode-se considerar que hoje em dia os famosos das bandas de gênero K-Pop são os magnatas da moda, por conta da inovação que eles utilizam ao se vestir e do requinte em aderir a peças de marcas de luxo. Eles se tornaram uma referência mundialmente, tanto para as parcerias com as marcas, pois são ótimos em vender as peças, quanto também como inspiração para outros criadores, pois demonstram a paixão pela moda e disseminam o desejo em ser e se vestir como eles. Foi marketing e o timing perfeito que aconteceu entre a música e a moda atualmente.
Outra grife, fundada em 1897, a Tiffany&Co ganhou uma nova embaixadora coreana: a famosa Rosé. Por conta da sua personalidade e estilo autêntico na utilização das peças, ela personifica e transmite atitude, através dos acessórios.
Irene Kim é uma influencer digital que inspira milhares de seguidores; afinal, atualmente, ela tem em torno de dois milhões de seguidores em suas redes sociais. A influencer costuma brincar com a moda, com looks coloridos e divertidos. Além das roupas, ela também brinca com as cores em seu cabelo. Inclusive, já fez parcerias com as grifes Chanel, Estee Lauder, Calvin Klein e outras marcas com influência na moda. O estilo da mesma se aproxima mais do estilo adotado pelas pessoas, pois é uma moda mais acessível e confortável para utilizar na rotina.
Dentro do cenário da moda e do que as pessoas vestem em seu dia a dia, há as grandes influências dos seus ídolos pop-star. O que as pessoas buscam é combinar looks refinados, mas sempre buscando conforto nas vestimentas, como utilizar camisetas oversize, por exemplo, com um tênis Nike e uma jaqueta estilizada, para dar um toque de requinte à combinação. Esse estilo streetwear é o que os coreanos, em sua maioria, adotam para se vestir diariamente.
Eles utilizam também cores minimalistas nas combinações e cores sólidas para compor o look. Eles têm o costume de utilizar bonés ou chapéus na cabeça, e algumas mulheres adotam tiaras com pedrarias ou pérolas também. Apesar de aderirem a roupas de luxo, eles sempre usam tênis confortáveis como opção na hora de se vestir, até mesmo com saias midi ou curtas. A moda oversize é a mais adotada pelos coreanos, com roupas largas – desde os jeans destroyer até a utilização de suéteres e blazers.
Com a moda coreana se espalhando globalmente, tem se tornado mais comum para o mundo buscar a referência de tendências com base no que os coreanos criam. Estar atento às redes sociais dos influenciadores digitais é o caminho para ser assertivo na tendência e estar sempre na moda.