Chiara Ferragni: mostramos a evolução dos looks da fashionista
Com apenas 33 anos, a italiana Chiara Ferragni já está consolidada como uma das maiores blogueiras de moda do mundo. O título, entretanto, não contempla todas as suas habilidades, que incluem empresária e designer, além de dona e presidente da própria marca, tudo fruto de um hobby que acabou se tornando o motivo de tamanho reconhecimento.
Desde 2009, com o lançamento de seu blog The Blonde Salad, Chiara já chamou a atenção do público e da mídia, com publicações que variam entre beleza, viagem e moda, enquanto cursava em uma universidade de Milão. Dois anos depois, com um conteúdo exclusivamente voltado ao mundo da moda, seu blog recebeu um milhão de visitantes. A partir daí, os números cresceram e a italiana passou a se dedicar exclusivamente à criação de sua marca própria, transformando seu blog e sua conta do Instagram em um espaço de publicidade, divulgação e estilo de vida, e chegou até a fazer parte da lista da revista Forbes dos 30 mais ricos antes dos 30 anos.
Seu estilo pessoal com certeza foi um dos fatores decisivos para o seu sucesso, e é possível notar a evolução de seus looks, que conversam com cada momento de sua vida e acompanham seu crescimento. A seguir, confira alguns momentos da vida da empresária e blogueira que foram um marco em seu estilo.
Carreira consolidada
Por volta de 2016, a carreira de Chiara se encontrava em um estado consolidado: ela já fazia parte da lista dos 30 mais ricos e influentes da Forbes e se encontrava com um nome estabelecido. Seu estilo na época, por outro lado, ainda não estava completamente definido, mas destaca uma das melhores qualidades de Ferragni: seu amor por experimentar, o que refletia em produções que transitavam entre um estilo mais romântico, com sobreposições e estampas florais, até looks com peças mais pesadas, com a presença de material como couro, veludo e tecidos com acabamento metalizado, com uma pitada de rebeldia que aparece mesmo nas produções para os dias mais quentes, passando por composições mais esportivas, com o uso de tênis Ultraboost e jeans – tudo sempre alinhado com as tendências da época.
Nessa época, é possível notar a transição gradual entre a busca por um estilo pessoal melhor definido e o uso de peças com modelagens e tecidos que se tornaram frequentes no guarda-roupa da italiana. No final de 2016, é possível notar o uso de composições arranjadas de maneira mais cuidadosa, além da presença de itens mais justos ao corpo.
Algum tempo depois, em meados de 2017, foi possível notar uma mudança no estilo de Chiara, que passou a apostar em peças mais justas e ousadas, com decotes marcados, vestidos e saias de comprimento mini e muita transparência – uma das tendências favoritas da bogueira. Já durante o frio o destaque fica para os casacos de pele, que aparecem nas mais variadas cores.
Novo integrante da família
No final de 2017, Chiara anunciou que ela e seu companheiro, Fedez, estavam esperando o primeiro filho do casal. Com o avanço da gravidez, ela voltou a usar cores escuras, para valorizar sua silhueta, além de peças menos justas ao corpo. É possível notar que as produções já ganham um ar maduro e sofisticado.
Logo após o nascimento de seu filho, Leone, Chiana deu preferência para os looks em tecido confortável, como moletom e outros tecidos do tipo, que aparecem em camisetas, blusões e conjuntinhos ideais para o dia a dia da nova mãe. Esse período, entretanto, durou pouco, e logo foi substituído pelos vestidos de modelagem solta, que se tornaram os favoritos da italiana para os meses seguintes, ainda em recuperação da gestação.
Dois anos após o nascimento de seu filho – e grávida do segundo, anunciado em outubro de 2020 – fica evidente como o estilo de Chiara evoluiu. Atualmente, suas composições são sofisticas e estilosas, com peças que valorizam a silhueta e composições mais maduras do que comparadas ao que ela usava em 2016 e 2017. Os tecidos finos e transparentes perderam espaço e peças mais estruturadas se tornaram a preferência da blogueira. Cores e estampas continuam sendo exploradas, porém de maneira mais coesa e bem acabada. No inverno, blazer e sobretudos substituíram os casacos de pele – uma troca interessante e que colaborou para a imagem madura que Chiara tem passado para a mídia e para sua audiência.