Paris tem objetivo de ser a capital da moda sustentável do mundo
Paris anunciou um plano de cinco anos para alcançar o objetivo
A cidade de Paris anunciou planos oficiais para se tornar a capital da moda sustentável até 2024. A iniciativa, intitulada "Paris Good Fashion", terá como objetivo pressionar a indústria da moda a usar práticas mais sustentáveis.
O processo será realizado por meio de três temas: melhorar o fornecimento e a rastreabilidade, trabalhar para tornar os processos mais sustentáveis (incluindo a Semana de Moda de Paris) e criar uma economia circular. A proposta foi anunciada na segunda-feira no Institut Français de la Mode por Frédéric Hocquard (a vice-prefeita de Paris, Anne Hidalgo, responsável pela diversidade cultural e vida noturna), Antoinette Guhl (deputada responsável pela economia social e solidariedade) e ex-jornalista de moda, Isabelle Lefort.
"Quando comecei na moda há 20 anos, ninguém falava sobre sustentabilidade", disse Lefort. "Mas o mundo mudou: estamos em uma situação de desastre ecológico. Essa é uma grande preocupação para as gerações mais jovens, que estão apelando às marcas de moda para que mudem seus processos. Precisamos criar um diálogo entre esses dois mundos."
O roteiro de sustentabilidade deve ser lançado em junho - e a cidade pretende se tornar a "capital sustentável da moda" até 2024, quando a cidade recebe os Jogos Olímpicos.
Apenas algumas semanas atrás, o Conselho de Estilistas de Moda dos Estados Unidos anunciou sua própria iniciativa de sustentabilidade, que espera incentivar as marcas a seguirem práticas mais ecologicamente corretas nos EUA.