Pop culture

Giullia Buscacio fala sobre transformação na carreira

Giulia Buscacio revela com exclusividade à L’Officiel Brasil os desafios da nova fase no streaming e a transformação radical para a série

person sitting adult female woman face head photography portrait smile
Giullia Buscacio (Foto: Lucas Dias/ Divulgação)

Em uma entrevista exclusiva à L’Officiel Brasil, Giulia Buscacio revela uma fase de transformação em sua carreira. Após se destacar em novelas de época e contemporâneas, a atriz encara agora um novo desafio no universo das séries de ação com Arcanjo Renegado. Interpretando a destemida Tay, Giulia mergulhou em um processo intenso de preparação física e emocional, além de passar por uma transformação visual marcante ao adotar cabelos ruivos pela primeira vez para um papel. A produção representa sua estreia no streaming e traz parcerias com grandes nomes, como Marcello Novaes e Marcelo Mello Jr., reforçando sua trajetória de crescimento e versatilidade.

Mas 2024 também trouxe outra novidade: Giulia será uma das protagonistas de Os Donos do Jogo, da Netflix, ao lado de Juliana Paes, André Lamoglia e Mel Maia. Para a atriz, este ano representa um verdadeiro renascimento profissional, onde ela finalmente colhe os frutos de sua dedicação e entrega ao longo da carreira. Em uma fase madura e intensa, Giulia aproveita a chance de explorar novas dinâmicas de atuação e, pela primeira vez, levar às telas seu sotaque carioca autêntico, algo que reflete suas raízes e identidade tão conectadas ao Rio de Janeiro.

dress skirt adult female person woman photography portrait formal wear fashion
Giullia Buscacio (Foto: Lucas Dias/ Divulgação)

L’Officiel Br- Você está fazendo sua estreia no universo das séries de ação com Arcanjo Renegado. Como foi mergulhar nesse gênero e interpretar uma personagem nesse universo? Quais foram os maiores desafios físicos e emocionais nesse projeto? 

Giullia: Sempre fui movida a desafios e à vontade de explorar o novo, e Arcanjo Renegado me proporcionou exatamente isso. Esse foi o primeiro projeto para streaming que gravei, e interpretar a Tay foi uma oportunidade muito especial, pois ela é uma personagem completamente diferente de tudo o que já vivi na minha carreira e tenho certeza que o publico notará essa diferença. Para dar vida a ela, passei por minha primeira mudança capilar para um papel, tingindo os cabelos de ruivo, o que me ajudou ainda mais a entrar na personagem.

Além disso, tive a chance de reencontrar parceiros de outros trabalhos e também a honra de contracenar com Marcello Novaes, que interpreta meu par romântico na série. O Marcelo Mello Jr. foi mais um dos grandes amigos que ganhei durante a novela  ‘Renascer’ e me recebeu com muito carinho nesse novo projeto.

L’Officiel Br- Além de Arcanjo Renegado, você também estará em Os Donos do Jogo, da Netflix, ao lado de Juliana Paes, André Lamoglia, que já tem uma vasta experiência no universo do streaming, Mel Maia, Xamã e outros grandes atores. Como você enxerga essa nova fase da sua carreira, se consolidando no streaming? O que pode adiantar sobre essa personagem e como ela difere de tudo que já fez? Alguma preparação especial para esse novo desafio?

Giullia: Eu brinquei que em 2024 vivi o meu Renascimento profissional, agora estou vivendo o ano da colheita, onde estou começando a colher as sementes que vim plantando ao longo da minha caminhada (risos).  Estou muito feliz de fazer parte desse projeto com a Netflix, que é uma das maiores plataformas de streamings do mundo e honrada de no meu primeiro trabalho com ele terem confiado a mim a ser uma das protagonistas desse projeto. Estamos ainda gravando a série e não podemos dar muitos spoilers (risos). Eu vivo a Suzana, que se assemelha ao gato do grupo 14 do jogo do bicho. Assim como o gato, ela é bem independente e sedutora, e sabe muito bem como planejar seus próximos passos em busca do poder. O mais legal é que ela é estratégica e não dá muito para prever os próximos passos dela. Já dá pra sentir que ela é 100% diferente de todas as personagens né (risos). Eu tenho a honra de reencontrar com o Xamã, ator incrível e outro grande amigo que ganhei no meu último trabalho, ele vive o Búfalo que é o par romântico da minha personagem, acredito muito nessa parceria de sucesso que desenvolvemos pra construir um grande casal na serie.

clothing pants person sitting head photography portrait footwear high heel shoe
Giullia Buscacio (Foto: Lucas Dias/ Divulgação)

L’Officiel Br- Sendo luso-brasileira, você carrega influências tanto de Portugal quanto do Brasil. Como essa conexão entre os dois países reflete na sua identidade e na sua forma de atuar? Tem algo da cultura portuguesa que você sempre leva com você no dia a dia? E quando pensa em Brasil, qual é a primeira coisa que vem à sua mente?

Giullia: Queria aproveitar pra falar um pouco sobre esse dado que me questionam muito, nasci em portugal e voltei ainda recém nascida para o Brasil, fui criada no rio de janeiro e me vejo extremamente carioca, essa série só potencializa essas minhas raízes na cidade do rio de janeiro que morei a vida toda, entre idas e vindas por questões de trabalho mas sempre fixa aqui, por incrível que pareça, é a primeira vez na minha carreira que posso explorar o meu próprio sotaque e isso é um dado que eu acho muito interessante em “Os Donos do Jogo” essa essência e borogodó que todos estamos trazendo pra essa série bem carioca.

L’Officiel Br- Você já fez novelas de época, contemporâneas e agora está em um universo de ação e suspense. Como cada experiência moldou sua identidade como atriz? Tem algum gênero ou tipo de personagem que ainda sonha em interpretar?

Giullia: Cada projeto trouxe aprendizados valiosos e me desafiou de formas diferentes. A atriz que sou hoje é fruto de todas as experiências que vivi e dos profissionais incríveis com quem tive a oportunidade de trabalhar. O que mais me fascina na minha profissão é essa constante transformação, onde tudo muda o tempo todo e sempre há espaço para aprender e evoluir.

Ainda tenho muita vontade de interpretar diferentes papéis e explorar novas narrativas. Tenho feito personagens que me realizam, mas sei que a beleza da carreira de atriz está justamente nessa infinidade de possibilidades do que ainda está por vir.

head person face photography portrait adult female woman
Giullia Buscacio (Foto: Lucas Dias/ Divulgação)

L’Officiel Br- Seu amor pela atuação surgiu na Coreia do Sul, um país que dita tendências na moda e beleza. Você sente que essa influência ainda aparece no seu estilo hoje? Tem alguma referência do K-beauty ou K-fashion que não abre mão?

Giullia: Eu sou completamente apaixonada pelos produtos de beleza coreanos. Eles realmente revolucionaram o mercado. Costumo ficar assistindo resenhas no TikTok sobre os novos produtos e técnicas, e tenho incorporado algumas etapas da rotina de K-beauty no meu dia a dia. Já quando o assunto é a influência na moda, eu acredito que costumo usar menos da trends coreanas, mas acompanho bastante.   

L’Officiel Br- Seu Instagram entrega uma vibe natural, com makes leves e muita autenticidade. Como é sua relação com a beleza no dia a dia? Prefere aquela produção minimalista ou ama um super glow para eventos? É um item de skincare que não vive sem?


Giullia: Eu sou 8 ou 80! No dia a dia, prefiro makes mais leves e naturais, que realcem minha beleza sem pesar. Mas, para eventos, adoro um super glow e uma produção mais impactante. Sem limitações externas na hora de criar e experimentar. Se tem um item de skincare que não vivo sem, é o protetor solar

black hair hair person adult female woman face head photography portrait
Giullia Buscacio (Foto: Lucas Dias/ Divulgação)

L’Officiel Br- Falando em estilo, você já passou por diversas fases fashion na carreira. Como definiria seu estilo atual? Tem alguma peça que se tornou indispensável no seu closet nos últimos tempos?

Giullia: Hoje me vejo em um momento mais maduro, buscando peças que aliem conforto, personalidade e atemporalidade. Tenho investido em looks que refletem quem sou e que funcionam bem na minha rotina.  Um calça jeans com um bom caimento 

L’Officiel Br- Você já viveu personagens intensas e de grande carga emocional. Como lida com o desafio de entrar e sair dessas histórias? Tem algum ritual pós-gravação para relaxar e recarregar as energias?

Giullia: Interpretar personagens intensos e com grande carga emocional é um desafio que exige bastante do ator. Para lidar com isso, busco manter um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. A terapia, que faço  desde 2016, é uma aliada fundamental nesse processo, ajudando-me a processar as emoções e experiências vividas em cena.  Eu curto tirar Mini-férias entre um projeto e outro junto ao meu namorado, é essencial e reconfortante ter um lugar para voltar ao lado de quem amamos.

L’Officiel Br- Seu lado fitness também aparece bastante nas redes sociais! Qual é seu segredo para manter a rotina de treinos em meio a gravações intensas? Algum exercício ou prática que virou paixão?

Giullia: Comecei a levar a rotina de exercícios mais a sério nos últimos anos, mas foi quando passei a enxergar a atividade física como uma aliada da minha saúde mental – e não apenas por estética – que tudo fez mais sentido. Há períodos em que consigo treinar todos os dias, e em outros preciso adaptar de acordo com a minha rotina de gravações. O importante para mim é manter o movimento de alguma forma. Também adoro me exercitar ao ar livre, e este ano comecei a praticar muay thai, que tem sido uma experiência incrível

face head person photography portrait adult female woman
Giullia Buscacio (Foto: Lucas Dias/ Divulgação)

L’Officiel Br- Você já trabalhou com grandes nomes da TV e agora está no streaming, que traz uma nova dinâmica de produção. O que mais te encanta nessa nova fase? Acha que esse formato permite explorar ainda mais sua versatilidade como atriz?

Giullia: Estou muito feliz por viver essa nova fase da minha carreira. Sempre digo que cada formato tem sua magia, e o que mais tem me encantado no streaming é a oportunidade de explorar um novo ritmo de trabalho e uma dinâmica diferente da que estava acostumada. Além disso, tenho a chance de colaborar com novos profissionais e levar histórias para um público diferente. É um desafio que me inspira e me faz crescer ainda mais como atriz.

L’Officiel Br- Moda e atuação sempre caminharam juntas, e você já estrelou produções diferentes. Se pudesse escolher um estilista ou marca para assinar um figurino de personagem sua, qual seria e por quê?

Giullia: Eu escolheria a Misci. Sou suspeita, porque admiro muito o trabalho do Airon, mas acredito que suas criações celebram o Brasil de forma única. Assistir aos seus desfiles me transmite uma forte sensação de pertencimento, algo que se conecta diretamente com minha trajetória. Ao longo da carreira, interpretei diversas mulheres brasileiras, cada uma com sua força e identidade ligadas a diferentes regiões e culturas do país. Da mesma forma, a Misci resgata e valoriza essas narrativas por meio da moda. Seria um match perfeito!

L’Officiel Br- Você tem uma base de fãs super engajada e uma conexão forte com o público. O que mais te emociona ao receber mensagens e acompanhar a repercussão dos seus trabalhos? Alguma história marcante que te tocou?


Giullia: Eu sou muito grata pela dedicação e amor que todos meus fãs tem comigo e a minha carreira, e busco sempre manter próximos a eles pelas redes sociais, respondendo os comentários, fazendo lives. No ano passado, recebi muitas mensagens de fãs de diferentes idades ressaltando a importância dos assuntos que a novela Renascer estava trazendo, como da cena em que a Sandra explicava para a Joana (Alice Carvalho) sobre as diferentes formas de violência, e também de pessoas relatando que a partir da cena reconhecerem que haviam sido já vítimas, e isso me tocou de uma forma bem profunda. Além disso, também teve a minha participação especial em Travessia (2023), em que discutiu sobre crimes virtuais, onde muitas mães me enviam mensagem falando que estavam mostrando as cenas para os seus filhos como uma maneira de explicar de forma didática os perigos.

face head person photography portrait black hair adult female woman sitting
Giullia Buscacio (Foto: Lucas Dias/ Divulgação)

Tags

Posts recomendados