Sapatos que foram tendência nas semanas de moda
Confira alguns modelos que prometem viralizam nos pés na temporada Verão 2023-24
A última temporada das semanas de moda já acabou. Mesmo assim, as tendências saltaram aos olhos quando o assunto é sapatos. Marcando presença tanto nas passarelas das capitais da moda - Nova York, Londres, Milão e Paris - quanto nas ruas, o acessório é presença obrigatória no guarda-roupa das fashionistas.
Para o Verão 2023-24, os modelos vão das flatforms bem confortáveis às alturas com amarrações, cores e shapes inusitados. De todas as formas, a personalidade de cada um viraliza e pisa firme para a próxima temporada. Confira!
Sapatilha
Depois de passar por um período um tanto controverso, a sapatilha voltou às ruas e às passarelas de temporadas passadas e conquistou seu espaço cativo no guarda-roupa. De solado baixo e confortável, a simplicidade do calçado não o impede de ser usado por diferentes estilos. Incorporando o balletcore - tendência que empresta elementos do balé em cores, fitas e acessórios delicados - , pode ser mais romântica ou em cores neutras.
Independente de estilo, a sapatilha pode voltar ao escritório, acompanhada por uma alfaiataria, ou compor produções mais despojadas e casuais.
Em versões sérias, o sapato pode trazer texturas e tons mais comedidos, como preto e acizentados. Há também edições românticas que investem em tons pastel e adocicado com detalhes em laços, ilhoses e pontos de brilho.
Mary Jane
Muito parecido com a sapatilha, o sapato Mary Jane voltou em versões simples e fashionistas. O calçado foi batizado com o nome de uma boneca americana muito popular em 1902 que o usava com frequência e, na época, não demorou para que crianças - e adultos, mais tarde - adotassem o modelo em suas produções. O sapato também se popularizou nos anos 1920 quando flertou com o estilo colegial, o conhecido Preppy Style de hoje.
O modelo Mary Jane voltou na temporada passada e continua forte em várias versões de salto baixo, alto e com plataforma. Os estilos mais clássicos são revestidos em verniz em preto ou vermelho e com tiras que atravessam os pés que podem variar de tamanho e quantidade. Acompanhados por meias temáticas, as produções injetam um toque mais romântico e fashionista ao modelo que associa o universo infantil e clássico à modernidade.
Nas alturas
Os saltos altos continuam liderando as produções tanto das passarelas quanto do streetstyle que reflete a reinvenção de um clássico para as amantes dos sapatos. Os saltos possuem formas orgânicas, inusitados na construção do equilíbrio nas proporções do calçado e são refinados por natureza.
Salto modesto
A atração de um salto pequeno e médio é tão encantadora quanto de quem está nas alturas. O modelo slingback conquistou adeptas do conforto aliado à elegância. O modelo é fechado na frente e aberto atrás com fechamento lateral ou traseiro. Geralmente de salto baixo e bico fino, o calçado tem um ar vintage e descolado. Além disso, é muito versátil para produções mais alinhadas ou despojadas.
Exotismo
Nem só de minimalismo e simplicidade de formas vivem as passarelas e as produções mais elaboradas das ruas na nova temporada. Para as mais ousadas, os sapatos investem na inventividade de seus criadores. Além de pelúcias e outros acessórios, os polêmicos crocs de Simone Rocha na última semana de moda de Londres deram o que falar, assim como algumas edições que exploram tamanho, volume e cores para a temporada.