Thássia Naves completa 15 anos de carreira em um ensaio bem diferente
Pioneira nos blogs, Thássia Naves completa 15 anos de carreira em um ensaio de moda bem diferente do que sempre vimos com ela
Pioneira nos blogs, Thássia Naves completa 15 anos de carreira em um ensaio de moda bem diferente do que sempre vimos com ela. Confira entrevista e editorial exclusivo para a L’Officiel!
Não é de hoje que Thássia Naves é o mundo. Ela foi uma das pioneiras na era da comunicação digital, lançando o blog da Thássia, em 2009, conquistou seu espaço como digital influencer, se tornou empresária e está prestes a lançar sua primeira marca de roupas esportivas – a TN. Ao mesmo tempo, ela não nega sua identidade uberlandense. “Sou nascida e criada em Uberlândia, minha vida toda está aqui, família, amigos. Minha rotina é em Uberlândia, sou muito feliz e completa. Por enquanto não troco minha vida aqui por nada. Nunca passou pela minha cabeça mudar de cidade de fato ou morar em São Paulo ou no Rio de Janeiro, apesar de estar aberta a oportunidades.” Mãe de Joaquim e consciente do seu amadurecimento ao longo desses 15 anos de carreira, ela fala mais sobre profissão, desafios, beleza e sua trajetória inspiradora.
L’OFFICIEL Sempre foi apaixonada por moda?
THÁSSIA NAVES Logo na infância descobri meu gosto e paixão por moda. Minhas avós foram as grandes responsáveis por instigar minha curiosidade e admiração. Enquanto criavam roupas e costuravam vestidos, despertavam esse meu lado fashionista de maneira lúdica, até então. Além, é claro, da minha mãe [Simone Naves], que sempre foi uma referência de bom gosto, priorizando a elegância. Sou muito interessada e organizada, e esse amor pela moda cresceu com minhas novas experiências. Um dos grandes marcos no início, que intensificou ainda mais essa paixão, foi a criação do meu blog, em 2009. Já era leitora de alguns desses que continham assuntos variados. A partir daí, minha vida ganhou outro capítulo.
L’O Como definiria seu estilo?
TN Nesses 15 anos, já tive diversas fases, depende muito do nosso momento de vida também. Mas considero meu estilo clássico, com uma pegada fashionista. Ou seja, uma camaleoa (risos).
L’O Você é uma digital influencer experiente. Mas qual foi o caminho até lançar sua primeira marca de roupas esportivas – a TN?
TN Foi um processo natural. A Alto Giro é um dos meus clientes mais antigos, temos um histórico de parceria que começou com publis, coleções assinadas, até o momento de criarmos o licenciamento, a TN. Nessa época, já praticava beach tênis, e fez sentido trazer uma marca voltada ao esporte, que continua em ascensão no Brasil e no mundo. O processo de criação é motivador. Sempre quis trazer a minha paixão e visão pela moda em produtos que tivessem relação com a minha essência, estilo e lifestyle. Todas as coleções incluem shorts e shorts-saia, tops, croppeds, camisão, regatão, vestidos… as peças unem estilo e tecnologia com tecidos inteligentes, que possuem proteção UV 50+, e são perfeitas para diversas modalidades esportivas, não só para o beach tênis e o tênis.
L’O Como a carreira dá match com a maternidade?
TN Com muita organização, e, mesmo assim, muitas vezes não é fácil fazer o equilíbrio. Tenho sorte em ter uma rede de apoio: Artur e nossas famílias me ajudam demais no dia a dia. A maternidade me transformou, não consigo imaginar a minha vida sem o Joaquim. Ele é tudo o que sempre sonhei: um filho amável, parceiro, doce, veio iluminar a nossa vida, me transformou na minha melhor versão, todos os dias.
L’O Como cuida do corpo e da alma?
TN A atividade física ajuda demais. Hoje não consigo passar um dia sem me exercitar. Além do beach tênis, tenho praticado tênis também. O esporte ajuda a cuidar do físico e também do mental. E, em certos dias da semana, faço musculação. Além disso, amo estar com a minha família e ser presente na vida dos meus amigos. E não deixo de ser uma pessoa espiritualizada: tenho uma fé que me guia todos os dias para que eu consiga tomar minhas decisões e dar conta de tudo.
L’O As mulheres continuam sofrendo pressões estéticas, de um jeito ou de outro, principalmente de outras mulheres? Qual o caminho para a gente se libertar delas?
TN Para qualquer mulher, lidar com os padrões externos de beleza não é uma novidade. Com o tempo, a gente aprende a reconhecer e valorizar a nossa beleza e individualidade. Outros pontos que me ajudaram muito é manter o pensamento positivo em relação ao meu corpo, aceitar as minhas imperfeições, porque elas fazem parte da minha história, e dedicar meu tempo e minha energia aos objetivos que vão além da aparência. Hoje, cuido do meu corpo, com alimentação saudável, exercícios regulares, sono adequado, mas sem nenhum exagero. Também separo tempo para relaxamento e lazer, o que recomendo para todo mundo. O mais importante, acima de tudo, é sobre você se sentir livre, sem ligar para a opinião de ninguém, se sentir feliz e segura com suas escolhas.
L’O Você lançou o blog da Thássia em 2009 – e já se passaram 15 anos. Como percebeu a evolução dessa área?
TN Vi toda a transformação da comunicação. No início, quando o mercado ainda não entendia o papel das blogueiras, houve aquele preconceito, quando começamos a ocupar as publicidades, as cadeiras nos desfiles nacionais e internacionais. Nessa mesma época, as empresas também passaram a aumentar o orçamento para o meio digital. Era o início do Instagram, e os conteúdos como look do dia estavam no auge. Logo depois, o surgimento do YouTube e a ascensão dos vídeos (não bastavam apenas imagens estáticas), também era preciso ter o que falar. A pandemia mostrou como o discurso passou a ser mais relevante do que apenas imagens. Foi aí a consolidação da economia creator, em que criar comunidades e ter algo relevante a dizer para os seguidores se tornaram mais importantes do que ter a imagem perfeita. Os formatos se expandiram, com novas demandas para os influenciadores, aumentando a complexidade do trabalho. Hoje, tem muito mais gente produzindo, novas plataformas mostram formas mais simples de viralizar, e muito mais rápido. O mundo certamente está mais dinâmico e, por lógica, também mais criativo.
L’O Quais as grandes diferenças da Thássia de 2009 para a Thássia de 2024?
TN Hoje, sou uma mulher amadurecida, com certeza. E muito mais decidida sobre a minha carreira. Sou apaixonada pelo meu trabalho, que me desafia todos os dias a ser uma fonte de informação para a minha comunidade e também para o mercado. Estou sempre em busca de novas experiências, me conectar com pessoas que eu nunca teria a oportunidade se não fosse a minha profissão. Meu trabalho me desafia constantemente a crescer, evoluir e inovar, assim como foram esses meus 15 anos de história.
L’O E como se imagina daqui a 15 anos?
TN Difícil falar em 15 anos em um mundo tão rápido e dinâmico como o que vivemos hoje. Eu me imagino ainda comunicando, independentemente das novas plataformas que surgirem até lá. Será que em 2039 teremos as mesmas plataformas de hoje? Penso também em um amadurecimento dos meus negócios. Talvez já tenha mais de uma marca. Também me vejo em constante aprendizado. Amo pesquisar, estudar, isso não mudará para mim até o fim da vida.
L’O Quais seus projetos para 2024?
TN Este é um ano muito importante em função dos 15 anos. Vou fazer um evento para marcar essa data. Ainda não posso antecipar muitas informações, mas logo mais todos saberão. Até o fim do ano teremos muitas celebrações em torno dos 15 anos. E também faremos novos anúncios, collabs, novos formatos de conteúdo, são muitas novidades vindo por aí. Esse segundo semestre promete!
FOTOS: Lorena Dini (GROUP ART).
DIREÇÃO DE MODA: Marcio Banfi.
TEXTO: Karina Hollo.
GUEST: Thássia Naves.
BELEZA: Patrick Guisso (SDMGMT).
ASSISTENTE DE BELEZA: Gabriel Ruiz.
PRODUÇÃO DE MODA: Samara Baccar e Tainara Wollmer.
ASSISTENTES DE FOTO: Sthefanny Capelos de Souza e Raphael Jacomini.
VÍDEO: Raphael Pacheco.
CAMAREIRA: Daniela Gomes.
NAIL ARTIST: Sônia Lima.
TRATAMENTO DE IMAGEM: Marcela Dini.
PRODUÇÃO-EXECUTIVA: Alessandra Della Rocca.
AGRADECIMENTO: CENTRAL 1926.