Upcycling é o presente: conheça a Oficina Muda
Tendência em destaque na moda, o upcycling é o fundamento da Oficina Muda
Hoje uma das tendências em destaque na moda é o upcycling, mas quando a carioca Larissa Greven foi morar em São Paulo, em 2010, esse conceito ainda engatinhava no Brasil. Nesse período ela teve a oportunidade de se aprofundar no assunto e quando retornou para o Rio de Janeiro, cinco anos depois, inaugurou a Oficina Chic & Hippie. O projeto inicial era de um bazar brechó. Com o tempo, a proposta foi mudando até que Larissa convidou Luiz Lyra para fortalecer a sociedade e trazer toda a sua experiência em negócios nacionais e internacionais. Foi nesse momento que eles fundaram a Oficina Muda: uma oficina multimarcas de moda upcycling que seleciona, analisa, reaproveita e repara peças de descarte de marcas parceiras, dando nova vida a esses produtos.
Mas foi através de um acordo com a Farm que o projeto começou a ganhar corpo. A Oficina Muda comprava as peças no intuito de selecionar, reparar e aproveitar roupas que seriam descartadas, e aos poucos novas empresas foram se interessando por essa lógica de impactar positivamente o comportamento das marcas e dos consumidores, reduzindo os danos ambientais do setor.
O projeto começou a crescer e foi então que veio a ideia de criar uma casa de moda upcycling. Atualmente o negócio conta com diversas parcerias como a Farm, Dress To, Animale, Maria Filó, CCM, Agilità, entre outras. Além da casa conceito em Laranjeiras, a Oficina Muda conta também em Copacabana, Tijuca, Casa Farm e online.
O interessante é que, nesse modelo de negócio, o principal objetivo é promover a economia circular e a gestão dos resíduos sólidos de forma inovadora e criativa. Essa é uma nova forma de ver a moda para um futuro mais sustentável. Para se ter uma ideia do impacto desse processo só a Oficina Muda já ressignificou aproximadamente +250 mil peças.
Abaixo uma entrevista exclusiva com Larissa Greven:
Como nasce a Oficina muda?
A Oficina Muda nasceu do desejo de impactar positivamente o comportamento das marcas e dos consumidores, reduzindo os danos ambientais do setor.
Como é o processo de recuperação das peças na empresa?
Usamos o Upcycling como processo criativo e produtivo. O Upcycling é o processo de transformar materiais ou produtos descartados ou deixados à margem em novas peças, agregando valor e sentido.
Chegada da roupa - Nosso time de produtos seleciona cuidadosamente cada peça. Nesta etapa definimos o tipo de conserto e modificação que será realizada na roupa.
Costura, ressignificação - Entre botões e agulhas, a roupa se renova e recomeça um novo ciclo. Desta forma aumentamos o tempo de vida útil da peça, em prol de um futuro mais sustentável.
Venda - As roupas e acessórios são enviadas para as lojas físicas e online
Qual era o objetivo inicial?
O objetivo é ressignificar e transformar os resíduos da indústria têxtil de maneira inovadora, criativa e sustentável. E claro, promover a economia circular.
Quais são as metas da empresa?
Há três meses atrás lançamos o nosso e-commerce. Agora em Novembro vamos abrir uma nova loja da Oficina Muda em Copacabana.
Estamos investindo internamente na empresa, crescendo e contratando novos colaboradores. Acabamos de lançar também o projeto Muda que visa desenvolver produtos para empresas (B2B) através dos resíduos têxteis e conectando toda uma rede de artesanato.
Qual a visão de moda da Muda?
Acreditamos que é possível apresentar novas possibilidades para o mercado e para os consumidores. Nosso trabalho diário é pensar em novos caminhos e possibilidades para as marcas darem um destino consciente e sustentável para os resíduos têxteis.
Como vocês vêem o upcycling no Brasil ?
Sabemos que aqui no Brasil o Upcycling ainda é um processo pouco usado, mas nos orgulhamos de levar esse conceito até grandes marcas e para os clientes finais.