A cantora Demi Lovato revela ser não-binária
Demi Lovato acaba de anunciar em suas redes sociais que se identifica com o gênero não-binário, e que usará outros pronomes daqui para frente. Mas o que isso significa?
Quando uma pessoa nasce, um gênero é designado-lhe conforme o seu órgão sexual. Mas muitas pessoas, incluindo a própria Demi, não se encaixam nesses gêneros criados pela sociedade que é majoritariamente cisgênero (pessoa que se identifica com o gênero designado). Além disso, essa identificação também pode ser fluida ou estável.
Quanto ao pronome, na língua inglesa isso fica mais fácil, já as pessoas não-binárias usam "they" (eles) e a maioria dos substantivos e adjetivos não apresenta diferença entre masculino e feminino. Aqui no Brasil há muitas discussões sobre qual pronome usar e há muitas variações: els, elus, elx (esse último é bastante desencorajado, pois as ferramentas que auxiliam pessoas cegas não conseguem processar).
Demi também discutiu o que sua identidade significa e a importância de compartilhar sua verdade como artista que não se conforma com o gênero e como as pressões sociais podem ter sido a causa de sua overdose em 2018. "Sinto que a razão disso ter acontecido foi porque eu estava ignorando minha verdade e suprimindo quem eu realmente sou para agradar estilistas, ou membros da equipe… ou mesmo fãs que queriam que eu fosse a pop star sexy e feminina" finalizou.