Agatha Moreira: Tudo o que você precisa saber sobre a atriz
Aos 28 anos, a atriz Agatha Moreira coleciona personagens inesquecíveis na teledramaturgia nacional. A sua estreia, porém, aconteceu no circuito da moda, aos 13 anos, quando ela foi contratada por uma grande agência. “Nunca imaginei que me tornar modelo influenciaria tanto a minha vida. Mesmo que eu quisesse, acho que seria impossível não ter uma forte relação com a moda. Ela acabou tornando-se parte de mim e da minha história. Não me transformei numa consumidora excessiva, sou bem controlada em relação a isso. Mas adoro saber sobre as próximas tendências, conhecer novas coleções e poder botar um pouco da minha personalidade nas roupas que visto. Por outro lado, tive que me desconstruir e tentar me livrar de diversos padrões que me foram impostos naquela época. É uma luta diária. Cada dia eu descubro que não saí ilesa de toda aquela pressão”, confessa.
A carreira da carioca decolou, e ela fez escalas no Chile, no Japão e na Coreia do Sul. Depois fincou os pés em solo ianque, onde conciliou os trabalhos como modelo e como promoter a fim de juntar recursos para estudar teatro. “A verdade é que ser uma supermodel nunca foi o meu grande sonho. Eu queria ser independente e viajar o mundo. A vida de modelo fazia eu me sentir um pouco realizada nesse contexto.Com 19 anos conheci o teatro e ali eu me decidi: ‘É isso que quero fazer’”, diz. Em 2012, retornou ao Brasil e fez o desejado curso. Logo em seguida, foi chamada para um teste de elenco, que resultou em seu primeiro papel.
Do seriado teen “Malhação”, que serve como porta de entrada para os jovens talentos da Rede Globo, Agatha foi selecionada para a novela “Laços de Família”, de Manoel Carlos, e emendou participação na minissérie “Verdades Secretas”. “Sou apaixonada pela ideia de poder interpretar múltiplas personalidades, de viver muitas vidas, contar histórias e emocionar as pessoas.”
A destemida capricorniana passou a figurar no alto escalão dos atores badalados, com personagens fortes e algumas adoráveis vilãs, como Josiane, de “A Dona do Pedaço”. Por sinal, a aspirante a digital influencer rendeu memes hilários na Internet. “Eu amo que isso aconteceu! Hoje em dia virar meme é quase ganhar um prêmio. É uma prova do reconhecimento do público! Depois de memes icônicos como os da Nazaré e da Carminha, ter memes da minha própria personagem é uma honra!”, declara.
Sem se valer de recursos artificiais para turbinar a beleza, Agatha prefere desfilar por aí a sua aparência natural. “Só encaro as mudanças quando são parte do visual do meu personagem.” Mulher genuinamente independente, ela desfruta do relacionamento com o ator Rodrigo Simas sem dramas e sem pensar em casamento, pelo menos nos moldes tradicionais impostos pela sociedade. “Parece que a vida imitou a arte. Mas é claro que a ‘Agatha’ e o ‘Rodrigo’ não têm nada a ver com a Ema e o Ernesto (da novela ‘Orgulho e Paixão’ em que formaram par). Não somos tão românticos, mas somos parceiros. Acho que essa pandemia foi uma prova de fogo, e hoje sinto que podemos encarar tudo o que vier pela frente. A gente acha que para estar juntos, ambos têm que querer muito. Ser solteiro pode ser bem mais fácil, afinal, você só precisa lidar com as suas próprias questões. E além disso, a gente acredita que os dois precisam somar na relação. E, principalmente, estarem felizes.”
O estilo perfeccionista somado à dedicação acabou rendendo a Agatha o posto de queridinha da publicidade na web. Ainda assim, a atriz revela que fora do métier profissional, ela vive um conflito mal resolvido com as mídias sociais: “No âmbito particular, sinto amor e ódio pelas redes. Mas estou trabalhando nisso [risos]. Se estou me propondo a ter redes sociais, não posso ter uma relação tão contraditória com elas, né?”.
É nessa vibe de rever conceitos que ela também admite que quarentenou com o espírito mais aberto. “Comecei fazendo teatrinho, mas notei que o isolamento pode afetar até quem é feito de pedra. Estaria sendo hipócrita se dissesse que foi tranquilo, mas aprendi muitas coisas. Alimentei-me melhor, cozinhei todos os dias, fiz faxinas, aulas de inglês e de espanhol, ioga, dança e treinei. E também estou tentando lidar com a ansiedade, a compulsão e as crises de choro repentinas”. Essa fala sem amarras, pautada pela essência da simplicidade, mostra a razão de sermos tão atraídos por Agatha
Créditos
FOTOS Brunno Rangel
DIREÇAO CRIATIVA Marcelo Feitosa
EDICAO DE MODA Felipe Veloso
AGRADECIMENTOS Isabela Capeto