Diversas celebridades, como Kim Kardashian e Kylie Jenner, estão protestando contra o Instagram pelas inúmeras mudanças da plataforma que acabam priorizando as opções de vídeo e imitam seu rival, o TikTok. As estrelas compartilharam um post e petição feitos pela fotógrafa Tati Bruening com o título "Make Instagram Great Again" e que já alcançou milhares de assinaturas em apenas alguns dias.
Aqui no Brasil, algumas celebridades e influencers brasileiras, como Gabriela Pugliesi, Cintia Dicker e Kéfera Buchmann, já mostraram apoio à causa. Ultimamente, o Instagram parece passar por uma má fase porque tenta competir com várias plataformas em ascensão que cresceram muito nos últimos anos, principalmente as que atraem uma base usuários mais jovens.
O barulho foi tamanho que o CEO do Instagram, Adam Mosseri, precisou se pronuncia em relação às mudanças. Em um vídeo do postado nessa semana, o executivo prometeu prestar atenção às considerações dos usuários, mas, ao mesmo tempo, indicou que as escolhas da empresa são baseadas no próprio tipo de conteúdo que os usuários têm compartilhado nos últimos anos.
“Quero esclarecer: continuaremos apoiando fotos. Faz parte do nosso patrimônio. Dito isso, eu preciso ser honesto: eu realmente acredito que cada vez mais o [conteúdo do] Instagram vai virar vídeo ao longo do tempo. Nós vemos isso mesmo sem nenhuma mudança. Nós vemos isso mesmo se estiver olhando apenas para o feed cronológico", explicou.