Como a sustentabilidade está presente em marcas de luxo?
O mercado de luxo evoluiu em relação à sustentabilidade e hoje apresenta alternativas para reduzir o impacto da indústria no meio ambiente
Hoje, 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Dos materiais à mão de obra usada para produzir novas coleções, a indústria da moda (até mesmo a de luxo!) vem se atualizando sobre práticas de sustentabilidade, a fim de oferecer alternativas que reduzam o impacto no meio ambiente.
Conheça algumas marcas que prometem unir moda à sustentabilidade e lideram na conversa (e ações) sobre este assunto.
Stella McCartney
Desde o início de sua história, a marca Stella McCartney sempre seguiu políticas mais sustentáveis e foi a primeira marca de luxo a usar exclusivamente couro ecológico em suas peças, feito de cogumelo Mylo. Além disso, a marca inglesa ultiliza algodão 100% orgânico como base para todos seus jeans.
Em parceria com a marca italiana Candiani, Stella McCartney lançou o primeiro jeans stretch biodegradável do mundo em janeiro de 2020, para a coleção Pre-Fall da marca. A produção da peça reduz o consumo de água, energia e produtos químicos que geralmente são usados durante o processo de lavagem da peça. Para isso, esses produtos foram substituídos por Kitotex Vegetal, um ingrediente biodegradável que é produzido a partir de algas marinhas e cogumelos.
Alme
Com três pilares bem definidos: conforto, sustentabilidade e design consciente - a Alme, primeira marca do grupo Arezzo&Co a se tornar 100% carbono neutro, busca utilizar materiais de baixo impacto, como fio de PET reciclado, borracha reciclada e algodão reciclado para a criação de seus calçados.
Além disso, a marca busca incentivar práticas sustentáveis e levanta pautas sobre a gestão de resíduos e educação ambiental, a fim de sensibilizar e conscientizar as pessoas para reduzirem seu impacto ambiental.
Chloé
A grife francesa Chloé foi a primeira marca de luxo da Europa a adotar o selo B-Corp, que coloca uma empresa do setor privado no mais alto padrão de sustentabilidade. Essa certificação é fornecida pela ONG B-Lab e Chloe passou a fazer parte em 2021.
Para conseguir o selo, a empresa precisa se traçar objetivos que vão além dos lucros, apostando em ações socioambientais. Chloe anunciou mudanças internas como a adoção de materiais com menor impacto ambiental, parcerias com fornecedores certificados pelo comércio justo e compromissos para promover a igualdade de mulheres.
Hermès
A Hermès lançará uma edição limitada da bolsa Victoria em parceria com a empresa Myco Works. A peça será feita de couro de micélio, que é a parte vegetativa de um fungo. O plano da marca é aplicá-lo também em toda a sua linha de produtos.
Para o setor de beleza da marca de luxo, Hermès lançou recentemente uma linha de maquiagens com umbatom com uma embalagem que permite refil, ou seja que pode ser reutilizada. A marca também pretende garantir que todas as suas embalagens sejam 100% recicláveis ou reutilizáveis até 2025.