Pop culture

Empresárias transformam seus setores com inovação e visão de futuro

Manuela Morais Garcia, Natália Mauad, Bárbara Brito Novaes e Renate Fuchs são empresárias protagonistas dessa mudança com trajetórias inspiradoras

people person blouse head face happy adult female woman smile
Renate Fuchs, Manuela Morais Garcia, Natália Mauad e Bárbara Brito Novaes - Foto: Marina Bernardo

Em um cenário profissional ainda marcado por desafios para a equidade de gênero, a presença feminina em cargos de liderança e no empreendedorismo segue em ascensão, impulsionada por mulheres que transformam seus setores com inovação, estratégia e visão de futuro. Seja à frente de grandes corporações, seja dos próprios negócios, elas provam que competência e determinação são forças essenciais para o crescimento das empresas e da economia. 

Manuela Morais Garcia, Natália Mauad, Bárbara Brito Novaes e Renate Fuchs são protagonistas dessa mudança. Com trajetórias inspiradoras, elas ocupam posições de destaque no mercado nacional e internacional, liderando com excelência e redefinindo padrões. Suas histórias revelam não apenas conquistas individuais, mas também o impacto da presença feminina nas tomadas de decisões e sua contribuição para um ambiente corporativo mais diverso e inclusivo, inspirando futuras gerações.

blouse people person adult female woman shirt portrait formal wear necklace
Renate Fuchs, Manuela Morais Garcia, Natália Mauad e Bárbara Brito Novaes - Foto: Marina Bernardo

BÁRBARA BRITO NOVAES

Bárbara Brito Novaes é empreendedora, criadora de conteúdo e estrategista de marca pessoal. Com uma trajetória estabelecida pela autenticidade e inovação, ela se destaca no mercado ao conectar conhecimento técnico com vivências reais. Sua experiência inclui uma década morando na Europa, o que ampliou sua visão sobre negócios e comunicação.

Com uma atuação que transita entre o mercado de trabalho e o universo digital, tem se destacado pela forma estratégica com que constroi sua imagem ao tratar de assuntos como carreira, negócios e empreendedorismo. Seu trabalho ganhou grande reconhecimento quando foi nomeada na prestigiada lista Forbes Under 30, um marco que destaca jovens talentos que estão revolucionando seus setores.

Atualmente, Bárbara atua em duas frentes: a própria marca pessoal e o MequeLab, projeto que une moda e estratégia para potencializar carreiras e negócios. “Sempre tive um olhar atento para o comportamento humano e as dinâmicas do mercado. Percebi que minha visão e experiência poderiam ajudar muitas pessoas a se posicionarem melhor e alcançarem grandes oportunidades”, conta.

blouse clothing shirt adult female person woman sleeve
Brincos CARLOS PENNA, camisa COMME DES GARÇONS acervo, calça LEVI’S - Foto: Marina Bernardo

Mais do que ascensão empresarial, Bárbara busca gerar impacto. Seu propósito é claro: transformar carreiras e negócios por meio do conhecimento e da estratégia. “Com o MequeLab, acredito que o poder da imagem transforma mindsets e grandes decisões.” Seu trabalho tem um recorte importante: a autonomia profissional, principalmente para mulheres pretas. “Quero que elas construam o próprio sucesso com confiança e empoderamento”, relata.

Para ela, ser mulher e empreendedora já é um desafio, mas ser uma mulher preta torna o caminho ainda mais complexo. “Já me vi em situações em que minha capacidade foi questionada simplesmente por isso”, revela Bárbara. A segurança no próprio conhecimento e os resultados conquistados foram importantes para superar esses momentos.

Para quem deseja empreender, sua dica é clara: “Primeiro, se conheça. Entenda seus pontos fortes. Depois, se prepare e não tenha medo de se posicionar. A consistência é fun damental”. Ela também reforça a importância de se cercar de pessoas que impulsionam. “Quem não pode ajudar você nem precisa saber dos seus problemas”, aconselha a empresária.

 Longe dos compromissos profissionais, Bárbara é uma apaixonada por cultura e experiências. “Amo viajar, ler sobre minha cultura, e sou muito carioca — adoro um boteco!”, brinca. Mais do que tudo, valoriza boas conversas e momentos significativos.

MANUELA MORAIS GARCIA

Fundadora e CEO da Boutique M, agência criada em 2019, que se destaca no cenário do marketing de luxo no Brasil, com uma visão 360. Ao identificar a ausência de empresas dedicadas exclusivamente ao segmento de alto padrão no país, seu empreendimento hoje conta com mais de 90 clientes de nichos como arquitetura, moda, beleza, hotelaria e gastronomia.

Formada em design gráfico pela Faap, com especialização em fashion business pela ESDI Barcelona e mestrado em marketing digital, Manuela confere ao atendimento exclusivo e humanizado de seus clientes o grande diferencial de seu negócio, que vem crescendo exponencialmente a cada ano. Outro destaque da Boutique M é a promoção de parcerias estratégicas entre seus clientes, criando um ecossistema colaborativo que enriquece as marcas envolvidas.

shirt person portrait blouse accessories formal wear adult female woman tie
Brincos, anéis e colar HAYA, camisa THIERRY MUGLER acervo, regata C&A, calça LEVI’S - Foto: Marina Bernardo

“Nosso grande diferencial é o atendimento de luxo, que se desenvolve de forma muito próxima aos clientes, cuidando para que não fiquem um dia sequer sem acompanhamento. Minha equipe é altamente treinada por mim para oferecer esse tipo de suporte. Outro ponto importante é a questão da transparência, ou seja, trazer a realidade do que é viável ou não dentro do marketing para o seu negócio. Além disso, o fato de sermos uma agência de marketing 360 focada no setor de luxo dá a eles uma experiência única pouco ofertada por agências de comunicação”, explica a empresária.

Hoje, aos 32 anos, Manuela entende que, apesar dos avanços no mercado, as oportunidades ainda são desiguais, e garantir que mulheres tenham acesso aos mesmos recursos, oportunidades e reconhecimento profissional é um passo essencial para a construção de um ambiente mais justo e eficiente.

 “A Boutique M conta atualmente com 44 colaboradores, dos quais 43 são mulheres. Este é um dos meus maiores propósitos: acolher as mulheres e também o público LGBTQIA+. Acredito que isso gera um impacto muito positivo no campo profissional. Vi que saiu em uma reportagem recente sobre os 100 esportistas mais bem pagos do mundo, e não tinha nenhuma mulher. Com isso, vemos que ainda há uma diferença exorbitante entre os gêneros”, ressalta. Segundo a empreendedora, o futuro do setor de marketing, especialmente no mercado de luxo, aponta para um cenário promissor, impulsionado pela crescente valorização da personalização, do investimento em networking estratégico e da experiência do cliente. Marcas de alto padrão têm buscado cada vez mais estabelecer conexões autênticas e exclusivas com seu público, priorizando ações que criem um senso de pertencimento e exclusividade.

NATÁLIA MAUAD

Aos 39 anos, Natália Mauad ocupa uma posição estratégica no varejo brasileiro: é diretora executiva de recursos humanos, responsável por todas as operações do Grupo Carrefour e Sam’s Club no Brasil. Com uma trajetória de 20 anos no setor, sua ascensão profissional reflete não apenas sua competência, mas também sua capacidade de romper barreiras em um mercado historicamente desafiador para mulheres em posições de liderança. 

Formada em psicologia e com um mestrado focado em psicologia para organizações, Natália construiu sua carreira a partir de uma intensa dedicação. Desde a faculdade, ela equilibrou estudos e trabalho, apostando no conhecimento acadêmico e na experiência prática para se destacar. Sua atuação teve início na área de telecomunicações, mas foi no varejo que encontrou o espaço para consolidar sua trajetória. 

Entretanto, a ascensão profissional da brasiliense também trouxe desafios. Jovem em comparação a muitos de seus pares e liderados, enfrentou resistência ao longo do caminho. “Muitas vezes, ouvi que eu era muito nova para ser promovida ou para ganhar um salário compatível com minha posição. Nessa época, tinha 23 anos e já ocupava posição de liderança. E o apoio emocional da minha família foi muito importante para seguir em frente. Minha mãe, em especial, sempre me deu força e coragem para não desistir”, relembra.

head person face accessories jewelry necklace earring happy smile portrait
Brincos CARLOS PENNA, camisa e regata C&A, colar MARCELA BRANCO - Foto: Marina Bernardo

Para reforçar sua presença e se impor no ambiente de trabalho, recorreu à moda como ferramenta de posicionamento. Ela percebeu que sua imagem poderia influenciar a forma como era percebida e inspirar pessoas. Com a ajuda de uma consultoria de estilo, passou a usar roupas que transmitiam sua verdadeira essência e passavam a real mensagem que queria comunicar. 

“Hoje, com o meu estilo, consigo ser eu mesma no ambiente de trabalho sem fingir qualquer personagem para parecer adequada a algo que só será oportuno se eu for eu mesma. Isso aliado a princípios importantes de dress code no segmento em que atuo. Agora consigo inspirar e impactar o meu entorno com a minha autenticidade, provocando uma atmosfera diversa, natural e sem estereótipos”, analisa. 

Neste ano, Natália é uma das mentoras convidadas da segunda edição do programa de mentoria Delas para Elas, feito pelo Instituto IVG para mulheres que ocupam posições de VP e diretoras de RH. Além disso, ao lado de cinco diretoras do Grupo Carrefour, faz parte do Mulheridades, um programa de desenvolvimento para colaboradoras que desejam se aperfeiçoar, se conectar e trilhar um caminho de sucesso e realizações que forma mais de mil mulheres por ano.

RENATE FUCHS

Renate Fuchs carrega influências de dois países. Germano--brasileira, nasceu no Brasil e, aos 15 anos, mudou-se para a Alemanha com a família. Foi lá que se formou e iniciou sua carreira na indústria automotiva, setor predominantemente masculino, onde enfrentou desafios logo de início.

“Na minha primeira entrevista de emprego na Alemanha, me disseram: ‘Menina, você realmente acha que alguém na fábrica vai escutar o que você tem a dizer?’”, relembra. A coragem e a determinação que a impulsionaram a superar barreiras são as mesmas que hoje a posicionam como diretora executiva da Accenture, onde desempenha uma liderança estratégica na interseção entre tecnologia, engenharia e manufatura inteligente.

O convite para retornar ao Brasil veio quando a Porsche Consulting a chamou para integrar o time que abriria a subsidiária no país. Morando sozinha, Renate passou a liderar pequenos times, ampliando seu impacto até comandar grandes projetos internacionais.

Seu envolvimento com a inclusão feminina no setor tecnológico se fortalece desde sua participação no programa executivo da Singularity University em 2019. “Eu me dei conta de que poderia fazer mais por outras mulheres e me comprometo pessoalmente, diante dos meus colegas, a aumentar o protagonismo feminino na transformação digital”, explica.

blouse clothing shirt adult female person woman
Brincos MARCELA BRANCO (à esquerda), brincos ELISABETE GASPAR (à direita), camisa COMME DES GARÇONS acervo, camisa amarrada HAVAIANAS - Foto: Marina Bernardo

Pouco depois, tornou-se a primeira mulher vice-presidente da VDI no Brasil, maior associação tecnocientífica da Europa, onde criou o Industry4her. “Esse programa já capacitou mais de 600 mulheres para atuarem na Indústria 4.0, reforçando seu impacto no mercado”, conta Renate.Com vivências em países como Brasil, Alemanha, Vietnã, Espanha e Argentina, Renate desenvolveu um estilo de liderança adaptativo e empático. “Aprendi a me adaptar a diferentes ambientes, dificuldades e culturas”, afirma. Para ela, respeito, colaboração e empatia são fundamentais na gestão de equipes diversas e na solução de desafios complexos.

Para as mulheres que almejam posições de liderança, Renate dá um conselho valioso: “Nem sempre somos a opção óbvia para a função que se deseja. Então, conheça e comunique claramente suas ambições.” Ela reforça ainda a importância de desenvolver habilidades socioemocionais. “Com a adoção em escala da Inteligência Artificial, será ainda mais essencial ter comunicação eficaz, pensamento crítico e trabalho em equipe”, finaliza.

Ela acredita que o futuro reserva fábricas inteligentes e autônomas, além de uma revolução na forma como produtos são fabricados e consumidos. “Já imaginou imprimir seu look autoral com uma impressora 3D?”, questiona, exemplificando a tendência de customização extrema. Hoje, Renate lidera a transformação digital da indústria dentro da unidade Industry X da Accenture, empresa presente em 120 países e com cerca de 800 mil profissionais. Para o futuro, ela também destaca o impacto crescente da robótica e da Inteligência Artificial.

Personagens: @refuchs @manupmg @@natmauad @barbarabritoog

Filme: @raphaellpacheco

Direção de moda: @marciobanfi

Beleza: @patrickpontes (@capamgmt)

Assistente de beleza @gisele_santana2 

Produção de moda: @samara.baccar e @taiwollmer 

Camareira: @danielagomees

Tags

Posts recomendados