Pop culture

Festival de Cannes premia uma mulher pela terceira vez

Justine Triet levou a Palma de Ouro por Anatomie d’Une Chute

face person photography portrait adult female woman photo frame finger earring
Justine Triet (Foto: Getty Images)

A 76ª edição do Festival de Cannes premiou a diretora Justine Triet pelo filme “Anatomie d’Une Chute”. O prêmio Palma de Ouro, o principal do festival, foi entregue pela atriz Jane Fonda neste sábado, 27, durante o encerramento do evento.

 
 

A cineasta é o terceiro nome feminino a receber a premiação na história do tradicional evento francês segundo o jornal France24. Julia Ducounau recebeu a Palma de Ouro em 2021, pelo filme “Titane”. Há 30 anos, Jane Campion foi a primeira mulher a vencer a categoria e compartilhou o prêmio por “O piano” com “Adeus, Minha Concubina”, de Chen Kaige.

Emocionada, a diretora francesa agradeceu pela premiação. "Este prémio é dedicado a todas as jovens realizadoras e a todos os jovens realizadores: todos aqueles que hoje não conseguem fazer filmes. Devemos dar-lhes espaço, o espaço que ocupei há 15 anos num mundo menos hostil, onde ainda era possível errar e recomeçar".

 
 

O longa-metragem é estrelado por Sandra Hüller e retrata o julgamento de uma escritora de autoficção, suspeita de ter assassinado seu marido. A única testemunha é o filho do casal que vai rememorando o dia ao longo do filme.

“Este é o filme mais pessoal que eu já escrevi, então gostaria apenas de dizer que estou alegre de ter feito um filme, porque meu produtor queria uma série”, disse a diretora.

 

Tags

Posts recomendados