Influencer russa diz que pode ser presa por usar o Instagram
A influencer russa Veronika Loginova recebeu uma intimação sobre o caso
Uma influenciadora russa usou suas redes sociais para revelar que pode pegar até 6 anos de prisão por usar o Instagram. De acordo com a ONG russa de direitos digitais Roskomsvoboda, Veronika Loginova é o primeiro pessoa a ser processada depois que a justiça do país determinou uma proibição da plataforma em março, logo após a inversão na Ucrânia.
Veronika possui atualmente 550 mil seguidores no Instagram e YouTube e seu foco são conteúdos de beleza e moda. Mas, mesmo com a proibição, como os russos ainda estão publicando nas redes sociais? A maioria deles usa VPNs (Rede privada virtual, do inglês virtual private network), que criptografa o tráfego de Internet e disfarça a identidade online do usuário.
A influencer em questão publicou fotos de um documento em que ela afirma ter sido enviado a ela por promotores russos, que a acusam de ter “realizado ações para atrair usuários nas redes sociais Facebook e Instagram”. A declaração do promotor acrescentou que postar lá “pode ser considerado uma forma de participação nas atividades de uma organização extremista” e que uma auditoria foi realizada sobre seu conteúdo.
Ela escreveu: “Felizmente, tenho apoio de pessoas que entendem. Isso não é normal. Isso é uma bobagem completa. E quero que o maior número possível de pessoas conheça essa história".