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Kris Jenner conta como foi a sua primeira negociação

Kris Jenner acabou virando uma das empresárias mais reconhecidas da indústria do entretenimento

Kris Jenner (Foto: Getty Images)
Kris Jenner (Foto: Getty Images)

Muito antes de ser conhecida mundialmente como a "momager" (mistura de mom com manager, ou seja, mãe-empresária) por trás do império Kardashian-Jenner, Kris Jenner teve uma lição precoce — e valiosa — sobre negociação e iniciativa, ainda nos tempos em que trabalhava como comissária de bordo na American Airlines, nos anos 1970.

 

Durante sua participação no episódio de 9 de abril do podcast "The Burnouts" — comandado por Phoebe Gates (filha de Bill Gates) e a ativista climática Sophia Kianni — Jenner relembrou como essa breve fase da sua vida acabou moldando sua abordagem nos negócios. “Todas as lições que realmente valorizo, acho que aprendi naquele um ano e meio ou dois como aeromoça”, disse ela às anfitriãs.

Na época, Kris era recém-contratada e esperava conseguir voar para Los Angeles. Mas logo descobriu que isso exigia anos de experiência e senioridade — algo que não a satisfez. Em vez de aceitar o primeiro "não", decidiu agir por conta própria. “Pensei: ‘Tá bom, deve haver outra forma de resolver isso’”, contou. Ela então fez algo impensável na hierarquia rígida da aviação dos anos 70: entrou diretamente na sala de escala e propôs um acordo. “Expliquei meu problema, disse o que precisava e que sabia do poder que eles tinham para ajudar. Perguntei: ‘Como a gente pode se encontrar no meio do caminho?’”.

 

A ousadia deu resultado. Os gestores ofereceram a ela um lugar na lista de substituição — o que significava que, sempre que alguém faltasse, Kris poderia assumir o voo. Com o tempo, ela usou de ainda mais criatividade: passou a aparecer com brownies no escritório de escala, para garantir que lembrassem dela com carinho. “Aprendi a fazer o sistema trabalhar a meu favor”, disse. Essa experiência, aparentemente simples, foi sua primeira negociação profissional. “Foi a primeira vez que negociei algo por mim mesma”, afirmou. Desde então, Jenner transformou essa habilidade em carreira — e depois em império.

A trajetória como empresária começou a tomar forma em 2007, quando Kris idealizou o reality show "Keeping Up With the Kardashians", exibido pelo canal E!. O programa se tornou um fenômeno cultural e foi encerrado apenas em 2021, após 20 temporadas. No ano seguinte, a família estreou uma nova série documental, "The Kardashians", agora no Hulu, que segue em sua sexta temporada. Além da fama na TV, Jenner também gerencia as carreiras das filhas — Kourtney, Kim, Khloé, Kendall e Kylie — e tem participação ativa nos empreendimentos de cada uma. Em entrevista à "Forbes" em 2022, revelou que recebe uma comissão de 10% sobre tudo o que suas filhas ganham com televisão e negócios, consolidando-se como uma das figuras mais influentes do entretenimento e do marketing pessoal.

 
 

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